Multicamadas ou n camadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Multicamadas

Introdução ao modelo Multicamadas
Escrito por Jones Granatyr on 08 de Agosto de 2012.
Modelo Multicamadas
Este artigo apresenta os conceitos envolvidos na tecnologia de multicamadas, bem como os elementos necessários para a composição de um ambiente baseado neste método e suas características.
Inicialmente é feito uma explanação sobre o histórico e evolução dos sistemasdistribuídos, bem como o funcionamento básico do modelo de uma camada, a técnica de duas camadas e finalmente o modelo multicamadas.
Além disso, é abordado um comparativo de multicamadas em relação a duas camadas, apontando os benefícios que um sistema utilizando este modelo pode trazer.
Modelo de uma camada
Também chamado de sistemas centralizados ou de arquitetura uni processada, o modelo de uma camadaera caracterizado por manter todos os recursos do sistema (banco de dados, regras de negócios e interfaces de usuário) em computadores de grande porte, os conhecidos mainframes. Os terminais clientes não possuíam recursos de armazenamento ou processamento, sendo conhecidos como terminais burros ou mudos. Nesta arquitetura, o mainframe tinha a responsabilidade de realizar todas as tarefas eprocessamento.
Modelo de duas camadas
Com o passar do tempo e com o surgimento dos computadores pessoais, cada vez mais microcomputadores estavam disponíveis nas mesas dos usuários, fato que foi tornando necessária a utilização do poder de processamento destas máquinas dentro do sistema. Também devido à grande expansão das redes de computadores, os métodos de desenvolvimento de software foram aos poucosevoluindo para uma arquitetura descentralizada, na qual não somente o servidor é o responsável pelo processamento, mas as estações clientes também assumem parte desta tarefa.
Dentro deste contexto que surgiu o modelo de duas camadas, justamente com o objetivo de dividir a carga de processamento entre o servidor e as máquinas clientes.
Igualmente conhecido como modelo cliente e servidor de duascamadas, esta técnica é composta por duas partes distintas: uma executada na estação cliente e outra no servidor.
A camada cliente tem a função de prover a interface para que os usuários possam manipular as informações, ou seja, através dela realiza-se a interação entre o usuário e o sistema. É desenvolvida para se conectar diretamente ao banco de dados, tendo como responsabilidade fazer assolicitações dos dados necessários ao servidor, sendo que este os processa e devolve o resultado.
Neste modelo, as regras de negócios (tais como funções, validações entre outros) podem ficar armazenadas no cliente, no servidor ou em ambos. Quando contidas no cliente, apresentam-se na forma de códigos da linguagem de programação que está sendo utilizada. Já quando localizadas no servidor, estão na formade recursos do banco de dados, como triggers e stored procedures, por exemplo. O cliente recebe a denominação de “cliente gordo” quando a maior parte das regras são nele implementadas, enquanto que o servidor recebe a qualificação de “servidor gordo” quando as regras são nele desenvolvidas em maior número.
Em suma, a base do funcionamento desta técnica consiste em armazenar determinado volume dedados em um computador central e deixa-lo encarregado de manipulá-los e devolve-los à estação cliente que os requisitou.
A figura seguinte mostra a arquitetura de duas camadas.

Como se pode observar na figura, existem três estações clientes que fazem as requisições diretamente ao servidor de banco de dados.
Modelo multicamadas
Também conhecido como modelo cliente e servidor de várias camadas, estemétodo é uma evolução da tecnologia de duas camadas e tem como princípio básico o fato de que a estação cliente jamais realiza comunicação direta com o servidor de banco de dados, mas sim com uma camada intermediária, e esta, com o banco de dados. Isto proporciona uma série de vantagens sobre a técnica de duas camadas, as quais serão explanadas adiante.
Um sistema multicamadas faz uso de...
tracking img