Banco de dados de um hospital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPARTAMENTO DA ÁREA DE INFORMATICA

YASMNE LINO FRANCO

Relatório:

Modelo de um Banco de dados para um Hospital

CUIABÁ-MT 2011

1

YASMINE LINO FRANCO

Relatório: Modelo de um Banco de dados para um Hospital

Relatório apresentado ao Curso de Sistemas Para Internet do Instituto Federal de Mato Grosso, Prof. Ruy de Oliveira, como requisito para aprovação parcial na disciplinade Fundamentos de Banco de Dados.

CUIABÁ-MT 2011
2

S
12345678-

umário

Introdução----------------------------------------------------04 Objetivo-------------------------------------------------------04 Apresentação do caso--------------------------------------04 Descrição do modelo a ser modelado-------------------04 Desenvolvimento--------------------------------------------04Efetuando consultas no banco de dados---------------18 Conclusão----------------------------------------------------19 Referências Bibliográficas--------------------------------20

3

1- Introdução Nesse relatório será mostrado o diagrama do banco de dados para o hospital, seguindo as descrições do caso que se pede. Assim como também apresentarei os passos para o desenvolvimento do mesmo. Asferramentas aqui utilizadas são: BR Modelo (para a modelagem do banco) e Postgre (para edição dos códigos). 2- Objetivo Apresentar a modelagem de um banco de dados para um hospital. 3- Apresentação do caso Armazenar num banco de dados, informações sobre pacientes de um hospital. 4- Descrição do problema a ser modelado - Ao ser admitido no hospital, os dados pessoais do paciente (nome, endereço, númerode telefone) devem ser armazenados no banco de dados juntamente com o número de registro dado ao paciente; - Os dados de paciente devem ser associados a um tipo de quarto (acidente e emergência, cardiologia, oncologia, etc); - Para cada quarto há vários médicos e enfermeiros; - Durante a sua estadia, um paciente será tratado por um médico e vários enfermeiros; - Cada médico e enfermeiro poderãoestar envolvidos com vários pacientes. 5- Desenvolvimento Modelo Conceitual: é uma visão geral do banco de dados. Entidade: Corresponde a quaisquer coisas do mundo real sobre as quais se deseja armazenar informações. Na modelagem do banco de dados às entidades são representadas por meio de um retângulo. Os nomes dessas entidades devem ser um substantivo. Pode se observar como possíveis entidades:Paciente, Médico, Quarto e Enfermeiro. EX:
Paciente Médico Quarto Enfermeiro

Figura 1: Entidades: Paciente, Médico, Quarto e Enfermeiro

4

São entidades, porque neles serão acrescentado informações que os caracterizam. Atributo: São características de uma entidade que a descrevem detalhadamente. Na modelagem do banco os atributos são representados por meio de uma elipse. E os nomes dosatributos também devem ser um substantivo. EX:
Nome_paciente Telefone

Num_Resgistro

Paciente
Figura 2: Atributos da entidade Paciente

Endereco

Modelo Conceitual do banco de dados Hospital na ferramenta de modelagem BR Modelo:

Figura 3: Atributos das Entidades: Paciente, Médico, Quarto e Enfermeiro. Na Figura 2, a entidade Paciente recebeu os atributos: Nome_ paciente, Num_registro,Endereco, Telefone. Não podem ter espaços entre as palavras, por isso usou o underline “_” entre elas.
5

Relacionamento: É a representação das associações existentes entre entidades no mundo real. Na modelagem são representados por meio de um losango. Os nomes do relacionamento devem ser um verbo flexionado. EX:

Nome_Paciente

Telefone

Num_Registro

Paciente

Endereco

ConsultaCRM Nome_Medico Medico Especialidade
Figura 4: Relacionamento entre as entidades Paciente e Medico.

6

Modelo Conceitual com os relacionamentos estabelecidos entre as entidades:

Figura 5: Modelo Conceitual do Banco de dados Hospital.

Na Figura 4, a entidade Medico tem os atributos: CRM, Nome_Medico e Especialidade. O relacionamento entre as entidades é chamado de Consulta. Lê-se...
tracking img