Ballet essencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O DIA DO BIS
Profª Tatyanne Roiek Lazier
Esp. Cleber Mena Leão Junior
ABRE- Associação Brasileira de Recreadores

RESUMO:
O objetivo principal deste estudo foi propor a inserção de um dia em que as crianças possam ter uma autonomia dirigida para escolher as atividades a serem trabalhadas no horário de aula. Como objetivos específicos buscou-se averiguar se as crianças entendem o que é oDia do Bis, para que assim possam participar do processo que este dia envolve; verificar a aceitação das crianças quanto a inclusão deste dia no calendário das atividades. O estudo trata-se de uma pesquisa quantitativa e estudo experimental. A população foi alunos da rede pública da cidade de Porto União- SC, a amostra foram 48 alunos da pré-escola ao quinto ano do Núcleo de Educação Básica o Legru.Concluiu-se que os alunos aceitam bem a inclusão do Dia do Bis na sua rotina escolas, assim como eles compreendem o funcionamento do mesmo; as crianças demonstraram a sua autonomia durante a aplicação do trabalho.
Palavras-chave: Recreação; Escola; Período Integral.

INTRODUÇÃO
O Núcleo de Educação Básica do Legru, surgiu em 2001, localizado na zona rural do município de Porto União - SantaCatarina. A escola atende crianças das comunidades de Colônia Tamanduá, Cerro Pelado, Nova Galícia, Aquiles Stenghel, Fazenda Santa Maria, Santa Maria, Antônio Cândido e Legru. Hoje a escola atende as crianças em período integral, com atividades além das básicas do ensino fundamental, como dança, música, recreação, meio ambiente, entre outras (GASPERIN, 2010)
As crianças chegam na escola comtransporte cedido pela prefeitura, ás 7:30 da manhã. Pelo período da manhã elas têm as aulas do período normal, a tarde inicia o período integral, das 12:45 ás 16:45. Por causa do tempo de locomoção das crianças elas passam praticamente todo o tempo aproveitável do seu dia na escola, e assim institucionalizadas. Para melhor funcionamento do ambiente escolar as crianças têm de cumprir um horáriopré-estabelecido, com pouco tempo para brincar livremente durante o dia.
Para Cordazzo e Viera (2007) o brincar para as crianças atinge um alto grau de complexidade, visto que ele é crucial para o desenvolvimento infantil. O mesmo autor ainda afirma que a crianças tem muitos motivos para brincar, um deles é o prazer da brincadeira, mas além disso a brincadeira proporciona o seu desenvolvimento físicoe de atividades simbólicas, de suas habilidade motoras e sensoriais.
Na escola o estudar e o brincar não devem excluir uma a outra (MAREGA e SFORNI,2011). Na escola o brincar torna-se lúdico e a criança aprende com a brincadeira, acredita-se que a criança usa de sua criatividade nas brincadeiras, e mostra-se autônoma nas decisões sobre o que gosta de brincar.
Por este motivo decidimos dar aoportunidade das crianças realizarem o Dia do Bis durante as aulas de recreação. Neste dia elas podem, é relembrado as crianças todas as atividades que elas realizaram ao longo do mês, e o grupo escolhe qual delas gostaria de realizar novamente.
O objetivo principal deste estudo foi propor a inserção de um dia em que as crianças possam ter uma autonomia dirigida para escolher as atividades aserem trabalhadas no horário de aula.
Como objetivos específicos buscou-se averiguar se as crianças entendem o que é o Dia do Bis, para que assim possam participar do processo que este dia envolve; verificar a aceitação das crianças quanto a inclusão deste dia no calendário das atividades.
METODOLOGIA
Este trabalho trata-se de um estudo quantitativo. Assim como tem características de um estudoexperimental
A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários, aplicado em duas diferentes datas ao longo do estudo.
A população do presente estudo foi alunos da rede publica de ensino de Porto União- Santa Catarina. A amostra foi intencional, com alunos do Núcleo de Educacional do Legru. No inicio do ano letivo estavam matriculados na escola 52 alunos, sendo 28 do sexo...
tracking img