Balance scorecard

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTO DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORE CARD
Carlos Roberto Domingues1 Janaína Maria Bueno2

RESUMO Este artigo apresenta a resistência à mudança na implantação do Balanced Scorecard. Foram analisados os processos de implantação do Balanced Scorecard e em que momentos a resistência à mudança evidenciou-se e quais foram seus impactos para o sucesso da implantação. OBalance Scorecard é um instrumento de elaboração e gestão de um grupo de indicadores que visam transformar o planejamento estratégico em ações. O método empregado neste trabalho foi o estudo de caso, com delineamento transversal do tipo seccional, com avaliação longitudinal. Foram utilizadas as abordagens quantitativa e qualitativa a fim de atingir o objetivo deste trabalho. Para coleta dos dadosfoi utilizado o questionário semi-estruturado. Também foram utilizados dados de documentos organizacionais. Para tratamento dos dados coletados foram utilizadas a análise estatística e a análise documental. Procurou-se investigar se as ações inerentes ao processo de implantação do Balanced Scorecard estavam evidenciando a resistência à mudança no ambiente da empresa. Os resultados obtidos, nestetrabalho, indicam que houve a resistência à mudança, em nível individual com a valorização dos hábitos, demanda de segurança e processo seletivo de informações. E estiveram presentes em fases distintas do processo de implantação do Balanced Scorecard. Palavras-chave: Impacto, Balanced Scorecard, Mudança, Resistência à Mudança, Gerentes.

1

Unidade de Ensino Superior Expoente (UNIEXP). E-mail: .Complexo de Ensino Superior do Brasil (UNIBRASIL). E-mail: .

2

2

INTRODUÇÃO

O presente artigo discorre acerca do impacto da resistência à mudança durante o processo de implantação do Balanced Scorecard em uma empresa de pequeno porte. O Balanced Scorecard, vem se consolidando durante estes últimos dez anos como uma forma adequada de transformar os objetivos estratégicos em ações.Assim, as empresas, por meio das suas quatro perspectivas - financeira, do cliente, dos processos internos e de aprendizado e crescimento, podem acompanhar e aferir se existe uma correlação entre os mesmos. Na implantação de processos nas organizações o elemento humano com toda a sua complexidade deve ser considerado, principalmente quanto à resistência à mudança, que poderá significar o diferencialentre o sucesso ou fracasso de qualquer implantação. Pretende-se neste trabalho observar o impacto da resistência à mudança durante o processo de implantação do Balanced Scorecard e quais as fases mais sujeitas à situação de resistência para finalmente sugerir quais as alternativas para minimizar seu impacto no processo de implantação.

BALANCED SCORECARD

O Balanced Scorecard (BSC), a partirde uma visão integrada e balanceada da organização, tem por objetivo descrever, implementar e gerenciar estratégia em todos os níveis de uma empresa através do alinhamento de objetivos, iniciativas e indicadores da estratégia da organização (KAPLAN; NORTON; 1997, p. 8). O Scorecard fornece à empresa uma visão de desempenho integrada, visto que engloba seus quatro indicadores. Cada uma destasperspectivas deve responder a questões básicas, mas, que demandam um elevado nível de complexidade e que irão determinar ações as mais pragmáticas possíveis. Segundo Kaplan; Norton (1997; p. 8), este sistema deixa claro que não basta apenas medir a empresa sob uma única ótica, mas, por um conjunto adequado de indicadores que reflitam a empresa de forma dinâmica e principalmente integralizada com suasmetas, objetivos e estratégias. Assim, a ferramenta não apenas contrapõe a visão tradicional de ter indicadores somente financeiros, mas visa complementar “(...) as medidas financeiras do desempenho passado com medidas dos vetores que impulsionam o desempenho futuro”. Logo as organizações deixam de medir as suas conseqüências e passam a ter uma ferramenta que também lhes possibilita estruturar-se...
tracking img