Balaiada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE ITABIRITO
CET-ITABIRITO-CEFET-MG
Curso Técnico Médio Integrado em Informática Industrial-2°ano


Balaiada

Trabalho realizado em comprimentoÁ disciplina de História, coordenado
Pela professora ...

Itabirito
2011
Introdução
Rebelião popular ocorrida no Maranhão e em parte do Ceará e do Piauí durante a Regência, entre 1838 e1841. Surgiu de uma luta partidária. A rivalidade entre grupos da elite local resulta em uma revolta que exige a intervenção das autoridades imperiais.

Contexto
Na época (1838), a economia agrária doMaranhão atravessava grande crise. Sua principal riqueza, o algodão, vinha perdendo preço e compradores no exterior, devido à forte concorrência internacional do algodão produzido nos Estados Unidos(mais barato e de melhor qualidade que o produto brasileiro).
Quem mais sofria as conseqüências dos problemas econômicos do Maranhão era a população pobre, ou seja, multidão formada por vaqueiros,sertanejos e escravos.

Local e Data
A Balaiada foi uma importante revolta popular que explodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841.

Objetivos e Propostas
Cansada de tantosofrimento, essa multidão queria lutar, de algum modo, contra as injustiças. Lutar contra a miséria, a fome, a escravidão e os maus-tratos. Havia também muita insatisfação política entre a classe médiamaranhense da cidade, que formava o grupo dos bem-te-vis. Foram os bem-te-vis que iniciaram a revolta contra os grandes fazendeiros conservadores do Maranhão e contaram com a participação explosiva dossertanejos pobres.
As propostas enviadas pela delegação e que sintetizavam os objetivos básicos do conselho resumiam, em última instância, apenas proposições liberais dos bem-te-vis que, como partidoda camada dominante, não desejava mudança alguma que pudesse abalar a estrutura social da província. Só nesse quadro podem ser compreendidos o reconhecimento da soberania do império e a exigência...
tracking img