Solda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO À SOLDAGEM:

DEFINIÇÕES:

SOLDAGEM: É a operação que visa obter a união de duas ou mais peças, assegurando na junta a continuidade das propriedades físicas e químicas necessárias ao seu desempenho.

SOLDA: É a junta resultante da operação de soldagem.

HISTÓRICO
A história da soldagem mostra que desde as mais remotas épocas, muitos artefatos já eram confeccionadosutilizando recursos de brasagem, tendo sido descobertos alguns com mais de 4000 anos; a soldagem por forjamento também tem sido utilizada há mais de 3000 anos. A técnica da moderna soldagem começou a ser moldada a partir da descoberta do arco elétrico, bem como também a sintetização do gás Acetileno no século passado, o que permitiu que se iniciassem alguns processos de fabricação de peças,utilizando estes novos recursos.
Com o advento da Primeira Guerra Mundial, a técnica da soldagem começou a ser mais utilizada nos processos de fabricação; a Segunda Guerra Mundial imprimiu grande impulso na tecnologia de soldagem, desenvolvendo novos processos e aperfeiçoando os já existentes.


O processo pode ser classificado conforme mostrado na figura abaixo;


[pic]
Osprocessos de soldagem são utilizados para fabricar produtos e estruturas metálicas, aviões e veículos espaciais, navios, locomotivas, veículos ferroviários e rodoviários, pontes, prédios, oleodutos, gasodutos, plataformas marítimas, reatores nucleares e periféricos, trocadores de calor, etc.
Os processos devem preencher os seguintes requisitos:
• Gerar uma quantidade de energia capaz de unir doismateriais, similares ou não;
• Remover contaminações das superfícies a serem unidas;
• Evitar que o ar atmosférico contamine a região durante a soldagem;
• Propiciar o controle da metalurgia de soldagem, para que a solda alcance as propriedades desejadas.


O desenvolvimento e o aperfeiçoamento dos processos de soldagem são alcançados, com a interação de três áreas:
• Projeto deequipamentos soldados;
• Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos equipamentos de soldagem;
• Desenvolvimento dos materiais.


A divisão dos processos portanto será realizada em três grandes famílias:
a) Soldagem por fusão (fases líquida-líquida)
b) Soldagem por pressão (fases sólida-sólida)
c) Brasagem (fases sólida-líquida)
A título de curiosidade apresentamos abaixo a classificação abordadapela AWS – American Welding Society, a qual apresenta contradições em relação a que será por nós adotada.



[pic]



Classificação pelo tipo de fonte de energia:

( Fonte mecânica: calor é gerado por atrito ou por ondas de choque, ou deformação plástica do material;

( Fonte química: o calor é gerado por reações químicas exotérmicas como, por exemplo, queima de um combustível (chama)ou reação de oxidação do alumínio.

( Fonte elétrica: o calor é gerado ou pela passagem de corrente elétrica ou com a formação de um arco elétrico.

( Fonte radiante: o calor é gerado por radiação eletromagnética (laser) ou por um feixe de elétrons acelerados através de um potencial.

Os processos de soldagem devem assegurar condições de proteção especificas capazes de evitar que a soldaseja contaminada pelo ar atmosférico. Então, a soldagem pode ser feita sob vácuo, com gás inerte, gás ativo, fluxo de escória e sem proteção.


2 - SOLDABILIDADE:

A técnica ou o procedimento de soldagem varia conforme os tipos de metais a serem soldados, levando em consideração a sua estrutura cristalina, composição química, dimensões, posição de soldagem, etc.
A característicade soldabilidade de um aço é essencialmente determinada pela possibilidade de soldar sem incidentes, nem dificuldades técnicas, consecutivas à formação de:
• de zonas de têmpera, duras e frágeis (zonas de transformação), como por exemplo os aços ou carbono e aços cromo-molindênio;
• de crescimento dos grãos, precipitação de carbonetos complexos, etc;
• de trincas nas zonas de ligação.
•...
tracking img