Balaiada

Páginas: 3 (533 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
BALAIADA

Nas obras que tratam dos primeiros anos da independência política do Brasil, muitos historiadores dão especial destaque ao fato de que os privilégios e desmandos que marcavam o passadocolonial não foram superados com o estabelecimento da independência do país. Um dos casos em que tal perspectiva é ainda mais evidente encontra-se na revolta da Balaiada.
A Balaiada foi uma revolta decaráter popular, ocorrida entre 1838 e 1841 no interior da então Província do Maranhão, no Brasil,e que após a tentativa de invasão de São Luís, dispersou-se e estendeu-se para a vizinha província doPiauí. Foi feita por pobres da região, escravos, fugitivos e prisioneiros. O motivo era a disputa pelo controle do poder local. A definitiva pacificação só foi conseguida com a anistia concedida peloimperador aos revoltosos sobreviventes.as causas foram a miséria promovida pela crise do algodao.
No século XIX, a economia maranhense atravessou uma forte crise, em grande parte decorrente daconcorrência do algodão norte-americano no mercado internacional. Além disso, o estabelecimento da Lei dos Prefeitos – que concedia ao governador o privilégio de nomear os prefeitos municipais – causououtro tipo de atrito onde o mandonismo político acirrou as relações do povo com as instituições governamentais.

Dessa forma, podemos ver que a presença de três líderes nessa revolta, que muito bemrepresentou a situação política ali vivida, impulsionou diversos focos de tensão. Raimundo Gomes, um dos primeiros líderes da revolta, mobilizou um grupo de escravos, vaqueiros e artesãos logo depois delibertar um grupo de vaqueiros aprisionados em Vila da Manga, a mando de um opositor político do patrão daqueles mesmos trabalhadores.

O artesão Manoel dos Anjos Ferreira, conhecido como Balaio,começou a lutar contras as autoridades provinciais depois de acusar o oficial Antônio Raymundo Guimarães de ter abusado sexualmente de suas filhas. Após conquistar vários adeptos, os revoltosos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Balaiada
  • Balaiada
  • Balaiada
  • A balaiada
  • Balaiada
  • A Balaiada
  • A Balaiada
  • Balaiada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!