Bacillus anthracis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bacillus anthracis

Bacillus é um gênero e seus representantes, os bacilos, são assim denominados graças à sua forma de bastão, perfeitamente observável na figura ao lado.

Normalmente essesorganismos fazem mal à saúde humana. Uma das principais espécies é o Bacillus anthracis.
Bacillus anthracis

Esses bacilos tem mais de 80 agentes infecciosos (cepas ou estirpes) conhecidos, uns sãomuito virulentos, outros são inofensivos. Esta espécie de bacilo foi a primeira bactéria descrita como causadora da zoonose carbúnculo (ou Anthrax, como é mais conhecida). Essa doença pode se apresentarde 3 maneiras distintas: cutênea, gastrointestinal ou respiratória (a mais severa das três).

Esta espécie produz endósporos que podem tranquilamente ficar em estado de latência por anos (até cercade 200 anos!), em lugares inóspitos, esperando o momento mais propício para iniciar sua reprodução. Como geralmente estes esporos estão no solo, os animais herbívoros os ingerem mais frequentemente,dando início ao ciclo de desenvolvimento. Certamente este herbívoro morrerá, e este bacilo continuará alimentando-se agora da carne do animal e produzindo novos endósporos. E é aí que está o maiorperigo de contaminação para o homem: a carne contaminada do animal, os endósporos no “ar” (podem ser facilmente inalados).

bacillus anthracis2Se ocorrer a ingestão direta destas bactérias ou inalaçãopelo homem, é quase certo que o sistema imunológico não consiga combatê-las sozinho, já que elas possuem uma cápsula ultra-resistente que dificulta a ação dos anticorpos. Graças à estas características(sua ultra-resistência, reprodução acessível, custo de manipulação quase zero e a alta virulência) a partir do início do século XX, essas bactérias passaram a ser estudadas com outras intenções: a defazer delas uma arma biológica (o bioterrorismo).

Desta maneira, quem faz uso com esta intenção, prolifera no ar milhares de endósporos de bactérias que serão inaladas e certamente levarão à...
tracking img