Bachata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
12ºL

Bachata
A Bachata é um ritmo musical. Considera-se um híbrido do bolero (sobre tudo, o bolero rítmico) com outras influências musicais como por exemplo o cha-cha-cha e o tango.
História
ABachata é uma dança originária da República Dominicana; é considerado um híbrido do Bolero, no entanto sofreu um conjunto de outras influências musicais, tais como o huapango e Son Cubano, entreoutros. O chamado Bolero ritmo latino-americano, nos anos 30 até aos anos 50 faziam as delicias do povo dominicano, e, com esta influência, nasceu a Bachata nos finais da década de 50, no entanto, apenasnos anos 80 teve o seu reconhecimento e foi lançada mundialmente a fim de aumentar o turismo na ilha.
A bachata dividiu-se em três fases:
● Primeira fase – era um género de música e dançamarginalizada. Apenas possível de ouvir em cabarés ou bordéis. No entanto, com a ajuda da rádio e produtora discográfica O Guarachita, empresa que faz a promoção e distribuição deste género musical e devido aosucesso o seu consumo é feito inicialmente por grupos sociais marginais, os migrantes do interior para a cidade. No entanto, com a queda da ditadura de Rafael Leonidas Trujillo, a “libertação” destasubpopulação urbana nas cidades Dominicana torna este género musical livre.
● Segunda fase - parece estar relacionada com o aparecimento de uma segunda geração de cantores. As vozes mais conhecidassão: Luis Segura, Mélida Rodriguez e Leonardo Paniagua, que constituem parte de uma expressão que foi popularizando a Bachata nos anos 70 e 80, usando instrumentação electrónica, fusões com outras formasde música moderna.
● Terceira fase – começou haver digitalização da gravação da Bachata, introdução de novos instrumentos, um novo senso de poesia, o duplo sentido erótico e a insinuação de umimaginário mas busca de um dos mais belos versos poeticamente formulada com imagens literárias, mesmo apelando para o sentimento de que deu origem : manifestação de amor e carinho, saudade e proposta...
tracking img