Aveia preta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é aveia-preta?
É uma planta da família das gramíneas, muito rústica, exigente em água, com excelente capacidade de perfilhamento e produção de massa verde, que tem o nome científico de Avena strigosa Schreb. Em geral, produz mais forragem que as aveias branca e amarela, daí o nome aveia forrageira. É normalmente mais resistente às pragas e doenças.
Como essa aveia pode serutilizada?
Há séculos é usada como excelente forrageira de outono-inverno para as diversas espécies de animais, ruminantes ou não. Também é melhoradora das condições físicas, químicas e sanitárias dos solos. Tem conhecida ação na redução da infestação de nematóides do tipo Meloidogyne javanica, que formam galhas e são nocivos a diversas culturas, como o café e a soja.
Com o advento do plantiodireto na palha (PDP), essa espécie passou a ser fundamental na rotação de culturas e na formação de palha. Mais recentemente, com o crescimento dos modelos de exploração envolvendo a produção animal, ou seja, a Integração Agricultura-Pecuária ou Integração Lavoura-Pecuária, a importância das aveias tornou-se ainda maior.
Qual a principal vantagem dessa aveia para a agricultura?
A aveia éuma das poucas culturas que podem ser usadas em rotação sem restrições por arte da cultura anterior e posterior. Todo agricultor que já a utilizou sabe dos benefícios que produz no solo e na sanidade da cultura seguinte. A aveia e sua palhada promovem a redução da população de plantas espontâneas em razão do seu efeito supressor/alelopático, principalmente sobre as de folhas estreitas,reduzindo-se, assim, os custos com capinas ou herbicidas nas culturas seguintes. Essa prática é particularmente benéfica antes das culturas de verão. No feijão, o benefício pode chegar a 69% e na soja, 38%.
Como usar a aveia-preta?
Como adubo verde pode ser dessecada, rolada com rolo-faca ou incorporada ao solo na fase de “emborrachamento” ou de pré-floração. Para os cortes como forragem a ser dadano cocho, no pastoreio, na produção de feno ou silagem o estágio fisiológico e nutricional ideal é um pouco antes, com a planta mais nova. Para a silagem, o estágio ideal é o da floração plena. No caso de a forragem estar muito aquosa, deve-se promover um pré-murchamento por 4 a 6 horas ou adicionar à massa palhas, sabugos ou outros materiais secos que equilibrem o excesso de água.
Emagricultura orgânica, os produtores utilizam aveia de várias maneiras: na cobertura de canteiros, nos pomares, na produção de forragens, etc.
A aveia-preta pode ser reutilizada após o corte?
As rebrotas da aveia estarão asseguradas quando as condições de fornecimento de água e nutrientes forem atendidas. Excesso de calor é prejudicial ao seu desenvolvimento, portanto, deve-se fazer o plantio naépoca correta e dar preferência a áreas úmidas ou irrigáveis e frias. Solos com bom teor de matéria orgânica são recomendáveis.
As rebrotas (de uma a três) são usadas para pasto-reio, produção de palhada para PDP ou para obter sementes ou grãos, que, no caso da aveia-preta, não têm importância expressiva, a não ser como sementes ou mistura de grãos para a alimentação de pássaros.
Quandopode ser usada para pastoreio, corte ou feno?
O corte da forragem verde para consumo ou para feno ou pastoreio deve ser feito em torno dos 50 dias da germinação ou quando a planta atingir 25 a 35cm de altura. Nesse ponto de corte a forragem apresenta-se mais nutritiva. Nos cortes seguintes, o valor protéico se reduz.
No pastejo, para otimizar o consumo pelo gado, deve-se aplicar atécnica do pastoreio em faixas utilizando cerca elétrica. Também pode-se colocar o gado algumas horas por dia na área, embora, nesse caso, possa haver perdas significativas por pisoteio.
Para aumentar e prolongar a produção de forragem, o plantio da aveia-preta pode ser associado ao da aveia-branca, cultivar IAC-7, pois, sendo esta mais precoce, o pastoreio poderá iniciar antes. Sendo...
tracking img