Autoridade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTORIDADE
Autoridade é um gênero ou uma simples fonte de poder. É a base de qualquer tipo de organização hierarquizada, sobretudo no sistema político. É uma espécie de poder continuativo no tempo, estabilizado, podendo ser caracterizado como institucionalizado, ou não, em que os subordinados prestam uma obediência incondicional, ao indivíduo ou a instituição detentores da Autoridade. Ou seja, aAutoridade transmite a mensagem de ordem sem dar razões ou algum argumento de justificação e os indivíduos subordinados a esta autoridade aceitam e obedecem sem questionar.
Sistema de Autoridade: 
A Autoridade pode ser Formal e Informal 
A Autoridade Formal - representa a delegada pelo superior Hierárquico imediato. 
A Autoridade Informal - é uma espécie de autoridadeadquirida que é desenvolvida por meio das relações informais entre as pessoas da empresa. 
Pode-se observar o aspecto do nível de Autoridade nesta figura:
[pic]
Olhando na figura anterior podemos entender que ao descer do nível hierárquico mais alto para o nível mais baixo, a amplidão da autoridade vai diminuindo até chegar ao limite mínino. 
Teoria formal daautoridade: Nesta teoria para estabelecer suas normas internas e aplicar em nível hierárquico as ordens deve ser respeitada e fundamentada nas instituições políticas, econômicas, religiosas e sociais, essas instituições mudam conforme costumes culturais, tradições e leis do povo. 
Teoria da aceitação da autoridade: Nesta Teoria implica concordância das ordens aplicada pela autoridade deverá sercompreendidas e dentro do padrão do subordinado. É uma teoria que é bastante discutida e poderá vir a ser praticada pelo subordinado por pressão do grupo onde o mesmo acabará obedecendo e respeitando as ordens.
 
Teoria da competência: Nesta teoria implica o que chamamos de qualidade e competência de uma pessoa, em níveis técnicos, pessoais e até mesmo educacionais. Dentro de umdeterminado grupo poderá existir um subordinado que se destaca entre os outros e o mesmo poderá aplicar idéias ou ordens sem possuir autoridade devida. 
Tipos de Autoridade 
1) Hierárquica: Segue as linhas de comando estabelecidas pelas estruturas hierárquica da empresa. 
[pic]
Autoridade hierárquica – Essa é a autoridade administrativa, é uma autoridade que tem ser aplicada com muitocuidado. Alguns gestores abusam do poder de autoridade a ponto de desenvolver constrangimento aos seus subordinados, levando o mesmo a ter problemas psicológicos e colocando em situação de desentendimento. Por isso, o bom gestor tem que saber comunicar e aplicar ordens a seus subordinados com prazer e não broncas e chá de cadeiras na sala de gestão. É preciso administrar com cautela e assimconseguir passar as ordens estabelecidas para que tenham resultados desejados e seus objetivos. 
2) Funcional: É a autoridade estabelecida pela função exercida pelas unidades organizacionais da empresa.
[pic] 
Aspectos básicos do Sistema de Autoridade 
a) Delegação – É quando você recebe ordem para transferir para seu subordinado a cobrança da tarefa delega sendo aresponsabilidade de cumprir e delegar. 
b) Centralização e Descentralização – Centralização é onde concentra o poder decisório na cúpula da empresa e descentralização é a menor concentração do poder decisório na cúpula, é distribuído pelos diversos níveis hierárquicos da organização. 
c) Níveis Hierárquicos – Este é o conjunto de delegação com o mesmo nível de autoridade.
d) Amplitude de Controle– Este é o controle de número de subordinado que poderá ter um gestor na empresa para que o mesmo possa supervisionar com tranqüilidade.
Formas de classificação
Segundo Bobbio existem três formas de se classificar o poder da autoridade: primeira é a forma coercitiva onde a autoridade estabelece suas diretrizes baseadas na aplicação de sanções físicas; a remunerativa, onde a Autoridade é...
tracking img