Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A motricidade é o estudo dos movimentos que implica, aprender sobre as decisões que tomamos acerca dos movimentos, mas também na maneira como desenvolvemos as decisões e produção de atividades motoras.

A capacidade de movimentos permite respostas adaptativas ao ambiente, isto implica que a nossa orientação de atenção se concentra mais nas ações que fazemos do que nosmovimentos propriamente ditos. Através do movimento a criança começa a conhecer-se a si própria, aos outros e os objetos.

Pelo movimento comunicamos e relacionamo-nos com tudo o que nos rodeia, sendo através da atividade motora que a criança percorre o seu trajeto de desenvolvimento e por adaptações sucessivas vai adquirindo informações complexas, variadas e progressivamente mais elaboradas.

Abrincadeira é uma atividade muito importante para o desenvolvimento da criança em vários aspectos: sociais, emocionais, cognitivos, da motricidade, linguagem, sexualidade. Ao brincar, a criança faz um entrelaçamento entre a realidade e a fantasia. Está comprovado que a criança que não tem grandes oportunidades de brincar e com quem os pais raramente brincam sofrem bloqueios e rupturas em seusprocessos mentais. Uma criança é criança porque brinca. Se não consegue brincar, não está bem!

A relação da brincadeiras e motricidades contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras como agilidade, coordenação, equilíbrio, organização do esquema corporal etc.

Evolução da Motricidade

Todos os tipos de motricidade surgiram na evolução da espécie (filogenia) segundo uma certaordem de aprimoramento, diferenciação celular, apurando a irritabilidade/sensibilidade que se repete na evolução do ser em particular (ontogenia). 

Motricidade Primária surgiu sem nenhuma individualidade, estereotipadas, amplamente repetitíveis, regulares, reflexa e automática primária, que incluem a sucção, mastigação, deglutição enfim, as ligadas às funções hegemônicas dasobrevivência presentes em vertebrados primitivos que não desenvolveram núcleos neurais mais recentes definindo seu caráter afetivo, vegetativo e instintivo.

Motricidade Secundária elo de transição com alguma individualidade, as células elaboram núcleos neurais mais recentes até chegar à motricidade com bastante individualismo (a voluntária) quando as células unem o córtex motor à consciência, ausenteno recém-nascido, e que só ficam estruturalmente completos dos 21 aos 25 anos de idade, com a mielinização total. Os mesmos músculos expressam todas elas. A mais recente inibe a mais antiga, havendo ainda um sistema de inibidores de inibidores, facilitadores e modificadores que ampliam ou diminuem (modulam) sinais. A perda ou depressão de um sistema mais recente exacerba o mais antigo por faltade coordenação, bem como, quando o estímulo exige uma resposta primitiva como de uma motricidade reflexa, silencia o mais recente.

Motricidade Grossa e Motricidade Fina

Motricidade grossa é aquela relativa ao corpo todo e motricidade fina é relativa à destreza das mãos e ponta dos dedos.
A motricidade grossa é desenvolvida quando a criança brinca com o corpo todo, subindo em árvores outrepa-trepa, pulando corda, correndo, pulando de várias formas, equilibrando-se num tronco ou corda, andando de bicicleta, skate, nadando, dando cambalhotas, andando de perna de pau, jogando bola, etc.
A motricidade fina é desenvolvida no o uso das mãos com diferentes lápis e bloquinhos em desenhos e na escrita, no manuseio de diferentes ferramentas e instrumentos tais como talheres (comendo, picandolegumes, ralando queijo), agulhas (fazendo costuras e bordados), agulhas de tricô e crochê, martelo e pregos, chave de fenda e parafuso, serrote, enfiando conchinhas num fio, moldando com massinha ou argila, jogando jogo de palhetas, tocando um instrumento musical, etc. Quanto menor e mais com a ponta dos dedos for o movimento, mais elaborado será o treino da motricidade fina.
Um grande rival...
tracking img