Auto-hemoterapia: cura em meu sangue?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTO-HEMOTERAPIA: A CURA EM MEU SANGUE?

Há alguns anos muito se falou sobre um novo tratamento, um tratamento revolucionário, que teria praticamente “custo zero”, que traria inúmeros benefícios a quem dele fizesse uso: a AUTO-HEMOTERAPIA (AHT)!
Um médico clínico geral de nome Dr. Luiz Moura divulgou um vídeo demonstrando as vantagens, os benefícios e a praticidade de se utilizar a AHT comoterapia, não como coadjuvante, mas como terapêutica definitiva de diversas moléstias. Foi um estrondo, seria esse realmente o tratamento definitivo para muitos males? A cura estaria mesmo circulando dentro de nossas veias e até então ninguém sabia disso? Por que tal maravilha não havia sido divulgada até então?
Neste vídeo, o Dr. Luiz Moura utilizava sua própria esposa como usuária desta “nova”terapêutica, além de se dizer também usuário da AHT. Como um rastilho de pólvora a tal prática “pegou” e foi largamente divulgada e utilizada por inúmeras pessoas, mesmo sem comprovação científica de tal tratamento, em contrapartida houve uma reação quase que imediata dos conselhos de classe referentes aos profissionais médicos (CRM) que prescreviam tal tratamento e o referente aos profissionais deenfermagem (COREN), que administravam a AHT, fazendo a coleta do sangue do paciente por via venosa e aplicando-o imediatamente por via intramuscular no próprio doador.
Mas afinal o que é a auto-hemoterapia? Segundo texto encontrado no site <http://www.rnsites.com.br/autohemoterapia-corensp.htm> diz-se:
“É uma técnica simples, em que, mediante a retirada de sangue da veia e a aplicação nomúsculo, ela estimula um aumento dos macrófagos, que são, vamos dizer, a Companhia de Limpeza Urbana do organismo.
Os macrófagos é que fazem a limpeza de tudo. Eliminam as bactérias, os vírus, as células cancerosas, que se chamam neoplásicas. Fazem uma limpeza total, eliminam inclusive a fibrina, que é o sangue coagulado. Ocorre esse aumento de produção de macrófagos pela medula óssea porque osangue no músculo funciona como um corpo estranho a ser rejeitado pelo Sistema Retículo Endotelial (SRE). Enquanto houver sangue no músculo o Sistema Retículo Endotelial está sendo ativado. E só termina essa ativação máxima ao fim de cinco dias.   
A taxa normal de macrófagos é de 5% (cinco por cento) no sangue e, com a auto-hemoterapia, nós elevamos esta taxa para 22% (vinte e dois por cento)durante 5 (cinco) dias. Do 5º (quinto) ao 7º (sétimo) dia, começa a declinar, porque o sangue está terminando no músculo. E quando termina ela volta aos 5% (cinco por cento). Daí a razão da técnica determinar que a auto-hemoterapia deva ser repetida de 7 (sete) em 7 (sete) dias.   
Essa é a razão de como funciona a auto-hemoterapia. É um método de custo baixíssimo, basta uma seringa. Pode serfeito em qualquer lugar porque não depende nem de geladeira - simplesmente porque o sangue é tirado no momento em que é aplicado no paciente, não há trabalho nenhum com esse sangue. Não há nenhuma técnica aplicada nesse sangue, apenas uma pessoa que saiba puncionar uma veia e saiba dar uma injeção no músculo, com higiene e uma seringa, para fazer a retirada do sangue e aplicação no músculo, mais nada.E resulta num estímulo imunológico poderosíssimo.” 
Mas se este tratamento é tão eficiente, por que nunca foram realizados estudos e publicações científicas no Brasil e a AHT não é reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), sendo que esses dois últimos proíbem profissionais inscritos emseus respectivos conselhos de prescrever ou administrar tal tratamento.
Em nota técnica a ANVISA diz no íten 7 da NT nº 1 de 13 de abril de 2007:
Auto-Hemoterapia: Considerando os questionamentos recebidos pela Gerência de Sangue e Componentes – GGSTO/ANVISA, sobre a prática denominada de “auto-hemoterapia” esclarecemos o que segue:
7. O procedimento “auto-hemoterapia” pode ser enquadrado no...
tracking img