Auto-hemoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa abordará a auto-hemoterapia (AHT), discorrendo sobre suas aplicações e benefícios sendo esta uma técnica secular, que vem sendo utilizada com sucesso no tratamento de diversas doenças.
Leopoldo Cea, no “Diccionario de términos y expresiones hematológicas”, em 1941,conceitua a auto-hemoterapia como sendo um método de tratamento que consiste em injetar em umindividuo uma determinada quantidade de seu próprio sangue, e assim estimulando o seu sistema imune. (2), (3)
O sistema consiste em coletar 5 ml, 10 ml ou 20 ml de sangue da pessoa e, no mesmo instante , aplicá-lo no músculo (nádegas ou deltóide) de forma que o corpo do indivíduo crie mecanismos de defesa, elevando os níveis de macrófagos de 5% para 22% (Os macrófagos são células que fazem a "limpezatotal" do nosso corpo, eliminando , bactérias, fibrinas e vírus do organismo e são produzidos pela medula óssea). Esses níveis elevados de defesa, criados pelo próprio organismo, atingem o pico após 8 (oito) horas de aplicada a injeção e duram por até 05 (cinco) dias, quando então começam a diminuir até atingirem os valores normais de uma pessoa sadia (5%).(1),(2) (3), (4), (7)
A auto-hemoterapiaé um método de tratamento controverso, porém apresenta relatos de casos bem sucedidos. É um procedimento antigo que se baseia no empirismo, onde o tratamento consiste em aplicações do sangue autólogo, por via intramuscular, com objetivo de estimular o sistema imunológico, potencializando a sua ação através da ativação do Sistema Mononuclear Fagocitário (SMF). (2). (7)
Os benefícios daauto-hemoterapia são constituídos pela presença no sangue de antígenos que em contra partida estimula á produção de anticorpos, quando este sangue é re-injetado no músculo ou tecidos. (2), (3), (7)

A retirada de sangue e a sua injeção intramuscular é um procedimento que tem o seu primeiro registro em 1911, Francois Ravaut, e nomeado como auto-hemoterapia, sendo utilizada em diversas enfermidades comofebre tifóide e algumas dermatoses (1), (2), (3), (4), (7)
É de grande importância destacar que a AHT oferece riscos como qualquer procedimento, onde a pessoa é submetida à punção venosa e injeções intramusculares, tais como: necrose tecidual, hematomas e flebite, lesões de nervos e vasos. A aplicação da auto-hemoterapia como qualquer execução requer competência profissional. (4)
No Brasiliniciou-se a pratica e discussão do assunto na década de 40, com o Doutor e professor Jesse Teixeira em seu trabalho publicado e premiado na Revista “Brasil - Cirúrgico”, provando que o Sistema Retículo-Endotelial, agora conhecido como Sistema Mononuclear fagocitário, era ativado pela auto-hemoterapia. A metodologia utilizada provocava a formação de uma bolha na coxa de pacientes com uma substânciairritante chamada cantárida. Antes do início do tratamento com a auto-hemoterapia a contagem dos macrófagos era de 5%, oito horas após a aplicação o número de macrófagos subiu para 22% do total de leucócitos, mantendo-se durante cinco dias, voltando aos 5% iniciais ao sétimo dia após a aplicação. (1), (2), (3), (4), (7), (12)

GRÁFICO 1 – Variação da taxa de macrófagos após aplicação daauto-hemoterapia. (3)
No Brasil o difusor foi o Dr.Luiz Moura, médico e usuário do tratamento, que se baseou nos estudos de Teixeira (1940) e Veronesi (1976), e introduziu o método em sua pratica clínica, relatando inúmeros casos de sucesso obtido com o uso do procedimento em um DVD lançado no ano de 2006, que se difundiu rapidamente por todo o Brasil.(1), (2), (3), (4), (7), (8), (9), (12)Auto-hemoterapia, desde então, vem sendo usada sistematicamente em uma variedade de doenças e condições. Embora, no passado, a auto-hemoterapia tenha sido usada quase que empiricamente, temos hoje uma clara explicação sobre suas ações, principalmente nas doenças. (1), (2), (3), (10), (12)
De acordo com Veronesi (1976), os macrófagos se originam de monócitos da medula óssea, de onde são lançados na...
tracking img