Autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
O Tema Autismo tem recebido especial importância nos dias atuais tendo em vista as necessidades especiais que as crianças portadoras de tal condição demandam. Incluirextrapola a mera inserção de alunos com necessidades educacionais especiais no seio das instituições do ensino comum. A inclusão implica em um movimento mais profundo, que envolve elementos daordem da subjetividade e dos relacionamentos interpessoais. Ou seja, ela diz respeito não apenas a conteúdos e métodos de ensino, mas, também, os afetos, a visão de mundo e de homem, dos sujeitosque interagem nesse espaço. Há, portanto, uma necessidade de estabelecer um trabalho, junto a educadores de escolas, no sentido de identificar as reais carências educacionais para efetivar oaprendizado desses alunos.
O tema inclusão escolar de alunos portadores de necessidades especiais, mais precisamente portadores de autismo tem chamado a atenção de muitos pesquisadores naárea de educação e da psicologia nos últimos tempos( Marcelli, 2009; Wing, 1998 & Rutter, 1997).
A inclusão escolar tem como objetivo inserir sem distinção todos os necessitados denecessidades especiais com variados graus de comprometimento social e cognitivo.
Com a democratização do ensino, por meio da abertura da escola a uma população que antes se encontrava àmargem, excluída de seu interior, essa instituição passou a ter que repensar a si mesma, suas concepções e práticas a fim de atender às necessidades de todos os seus alunos.
Apresença do aluno com deficiência nas classes regulares, no entanto, suscita reações e posicionamentos diversos e, por vezes, contraditórios, evidenciando, não raro, a dificuldade – histórica, diga-sede passagem – da escola e dos professores das famílias e colegas de classe desses alunos em compreender e lidar com o que é diferente estranho aos padrões estabelecidos como “normais”.
tracking img