Autismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O objetivo central do trabalho está em dar um enfoque especial na existência de meios de diagnosticar e estudar a questão do desenvolvimento cognitivo, como a linguagem de portadores do Autismo Histórico e da Síndrome de Asperger.
No primeiro capítulo caracterizamos Autismo Histórico e as contribuições do psiquiatra Leo Kanner no estudo do distúrbio de desenvolvimento,procuramos conceitos atuais de Autismo, como também, características comportamentais. O segundo capítulo trata do atraso do desenvolvimento cognitivo e quais são seus sintomas e características comportamentais. No capítulo seguinte, explicamos a Síndrome de Asperger, descrita pelo pediatra Hans Asperger, reconhecida oficialmente em 1944 como um Autismo de elevado desenvolvimento. O quinto capítulo abordacasos de Autismo Histórico e Síndrome de Asperger,alguns, casos ilustres que apresentam dificuldades diversas de comunicação, socialização e linguagem.




2 AUTISMO HISTÓRICO

Caracterizado como um distúrbio profundo do desenvolvimento, o autismo foi pela primeira vez descrito cientificamente, em 1943, no artigo "Distúrbios autísticos de contato afetivo", do psiquiatra austríaco LeoKanner. Neste artigo, Kanner não definiu especificamente o termo autismo, mas descreveu o quadro clínico de 11 crianças, de onde foi possível extrair características comuns consideradas essenciais, que sugeriu algumas indagações: incapacidade de estabelecer relações normais com pessoas e situações; atraso na capacidade de falar e não utilização da linguagem como instrumento de comunicação com os outrose obsessão ansiosa em manter imutável o seu ambiente físico.
A grande contribuição de Kanner, ao caracterizar o autismo como uma síndrome independente, com um quadro clínico que a diferencia de outras síndromes psiquiátricas (como debilidade, esquizofrenia, etc.), não foi suficiente para possibilitar uma definição precisa do Autismo Histórico. Não há o consenso sobre os instrumentos avaliativos,seus sintomas (primários ou secundários), bem como sobre os mecanismos desencadeadores de tal quadro. No que diz respeito às causas para as diferentes formas de autismo, muitas são as explicações, contudo, não encontramos referência a um fator específico.
Pesquisas recentes (citadas em Johnson e Dorman, em documentos on-line) apontam para fatores biológicos ou diferenças neurofisiológicas nocérebro. Por exemplo, anomalias na estrutura do cérebro, em especial no cerebelo, inclusive no tamanho e número das células de Purkinje.
Durante muito tempo, os fatores psicogenéticos foram apontados como os grandes desencadeadores da síndrome. O próprio Kanner (1943), já destacava aspectos comuns aos pais autistas como: classe sócio-econômica elevada; inteligência superior à média; preocupação como abstrato; ausência de calor humano; introversão; baixa emotividade e características obsessivas. Ao longo dos anos, o autismo também tem sido associado a doenças orgânicas, dentre as quais podemos citar: rubéola congênita (Chess, 1971, 1977); hemorragias no primeiro trimestre de gravidez (Torrey, 1975); fenilcetonúria (Wing, 1996; Sorosky e outros 1968). Entretanto, não se pode falar numarelação direta entre autismo e tais doenças, a não ser o fato de que estas por si só podem afetar o Sistema Nervoso Central, provocando alterações no seu desenvolvimento.




2.1 CONCEITOS ATUAIS DE AUTISMO

O conceito atual de autismo implica uma abordagem terapêutica diferente e é da maior importância à compreensão e o conhecimento do seu significado. Pesquisas revelam quatro pontosfundamentais:
1- As crianças autistas têm deficiência cognitiva.
2- O desenvolvimento destas limitações cognitivas está não só atrasado, como é anormal.
3- A deficiência cognitiva é inerente ao autismo e não uma conseqüência secundária a outros fatores.
4- Estas deficiências têm etimologia e base biológicas.

2.2 CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS

Por razões didáticas podem ser divididas em cinco...
tracking img