Aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A vida de Paul Klee

RAQUEL MOTTA RIBEIRO

Prof .Msc . .Heleuza Carrilho Tuka de Almeida

Artes Visuais (ART0020)

4 de julho de 2011

RESUMO

Nasceu perto de Berna,na Suiça, em 1879. Foi pintor ,músico escritor professor. Ele adorava a cor, foi um extraordinário artista. Suas obras tinham belíssimas cores Usava ,formas de pessoas ,animais e casas , mas também deu significadoespecial as letras e números para fazer seus quadros.
Na arte abstrata de Paul Klee ,vemos muito destaque a fomas e cores.Ele começou a desenhar na infância . Ia ao restaurante de seu tio Ernest e lá ficava desenhando todas as coisas interessantes ,até as formas e detalhes dos mármores das mesas.
Depois passava isso para o papel. Sua família era muito musical ,sua mãe era cantora e seu pai davaaulas de música.
Eles ensinaram Paul a tocar violino ,e se tornou um exímio violinista.
Demorou para ele decidir se seria musico ou pintor . Até que resolveu estudar arte em Munique , na Alemanha ,pois no sec XX lá era um importante centro artístico.
Lá ,Paul ,conheceu vários artistas que se tornaram seus amigos .Alguns como Kandinsky ,Franz Marc e August Macke que pintavam com um estilonovo.
Ele adorou as cores vibrantes e o jeito simples e quase infantil como eles pintavam pessoas e objetos . Ele descobriu que uma pintura não precisa parecer com uma fotografia para ser boa.
Ele fez muitas viagens para conhecer trabalhos de vários artistas famosos .
Ao visitar a Tunísia ,na Àfrica ele percebeu que tudo era muito colorido ,que a luz daquele lugar era mágica,e começoua pintar tudo o que via.
Fez aquarelas sobre a Tunísia mostrando sua empolgação com a viagem na mistura de cores.
Para Klee era importante que ao olhar para sua pintura as pessoas sentissem algo especial ,diferente .
Ele dava a algumas obras uma sensação musical .
Gostava de fazer experiências com vários materiais de pintura .
Ele usava giz crayons e materiais pastosos para que as coresparecessem incandescentes .
As suas pinturas revelam seu senso de humor.
Próximo ao fim de sua vida começou a usar cores mais escuras.

PALAVRAS CHAVE; ARTE ,CORES,ABSTRATO,FORMAS

INTRODUÇÃO;

Um pintor nascido na Suíça e artista gráfico cujas pessoais, muitas vezes delicadamente humorístico obras estão repletas de alusões a sonhos, música e poesia, Paul Klee, b. 18 de dezembro de 1879,d. 29 junho de 1940, é difícil de classificar. Arte primitiva, surrealismo, cubismo, arte infantil e todos parecem misturou com a pequena escala, delicadas pinturas, aquarelas e desenhos. Sua família era muito interessado nas artes. Os trabalhos que os pais de Paulo tinha eram estranhas para 1879. Sua mãe ajudou a sustentar a família, dando aulas de piano. Seu pai fez o trabalho doméstico. Elecozinhava, limpava, e pintadas. A avó de Paulo ensinou-o a pintar. Depois de muita hesitação que ele escolheu para estudar arte, não a música, e ele participou da Munich 
Academy em 1900. Klee visitou mais tarde a Itália (1901-1902), respondendo com entusiasmo a arte cristã e bizantina Early. 
Klee foi um aquarelista e gravador, que foi um dos mestres mais originais da arte moderna. Pertencente anenhum movimento artístico específico, ele criou obras mais conhecidas por suas imagens sonho fantástico, inteligência e imaginação. Estes combinam satírico, grotesco, e elementos surreais e revelam a influência de Francisco de Goya e James Ensor, ambos Klee admirado. Dois de seus mais conhecidos gravuras, datam de 1903, são Virgin em uma árvore e dois homens se encontram, cada um acreditando nooutro para ser de categoria superior. 
As pinturas de Klee são difíceis de classificar. Seus primeiros trabalhos foram os estudos da paisagem lápis que mostrou a influência do impressionismo. Até 1912 ele também produziu muitos preto-e-branco gravuras, a conotação de fantasia e sátira nesses trabalhos mostraram a influência do expressionismo do século 20, bem como de printmakers mestre como...
tracking img