Aguas termais - fontes medicinais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aguas Termais

As águas termais são a água das chuvas que penetram o solo e descem a profundidade de cerca de 1.500 metros, através de uma grande formação de conjuntosde fraturas nas rochas. As águas são aquecidas com o calor proveniente do interior da Terra, em camadas profundas.

As águas termais são famosas em todo o mundo. Alémde agradáveis para banhos de imersão, as águas provenientes das camadas profundas do subsolo, quando afloram, trazem mais minerais e gases diluídos em suas composições,tornando, assim, estas águas medicinais ou com propriedades terapêuticas.


Agua – Fontes Medicinais

As águas são um retrato dos solos por onde passam e algumasvezes brotam de regiões extremamente profundas e de regiões de origens vulcânicas. Arrastam com elas uma infinidade de substâncias. Quando dissolvidas em quantidadesespecíficas, estas substâncias proporcionam às águas características terapêuticas bem particulares.
Para cada tipo de tratamento é necessária uma fonte hidromineral, pois estasfontes possuem características diferentes. No Brasil, existem diversas fontes hidrominerais com características terapêuticas pelos estados de Minas Gerais, Goiás, SãoPaulo, Bahia e Santa Catarina.
Não se sabe ao certo quando se deu o ínicio o uso das águas com poder de cura. Os primeiros relatos registrados são de 2600 anos atrás naGrécia antiga.
O uso das águas terapêuticas deve ser controlado, pois o consumo exagerado de algumas destas podem acarretar sérias complicações à saúde.


Ex de aguasmedicinais:
Oligomineral, Torioativa, Radioativa, Sulfurosa,Carbogasosa, Ferruginosa, Bicarbonatadas, Alcalina, Magnesiana, Gasosa etc...

***Trab valia: 10
Tirei: 8
tracking img