Aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A espiral do conhecimento
Podemos imaginar uma espiral. É exatamente isto que agora irá acontecer com o conhecimento. Ao se chegar nesta etapa, os processos novamente se iniciam, ou seja, oconhecimento explícito, que anteriormente fora ´internalizado´, vai agora ser ´socializado´ novamente, disponibilizando-o aos funcionários, fazendo com que o conhecimento seja efetivado enfim, exatamente comouma espiral. Afinal a criação do conhecimento é um processo dinâmico e contínuo.
Podemos imaginar a espiral do conhecimento na seguinte sequência: através da socialização, o conhecimento tácito étrocado e posteriormente convertido em explícito, através da externalização. Iniciando o processo de combinação, este novo conhecimento recém adquirido é combinado ao já existente gerando novosconhecimentos para a organização. Finalmente este novo conhecimento será internalizado e transformado em manuais, documentos, normas, etc. fazendo com que todo o processo se reinicie, através da socializaçãocomeçando tudo de novo.
Conclusão
È preciso atentar que para o sucesso desta conversão do conhecimento é necessário que os indivíduos envolvidos estejam suficientemente motivados para isto e quehaja a plena disseminação do conhecimento pela empresa (políticas e diretrizes), onde todos convivam em um ambiente propício à colaboração.
Para a gestão do Conhecimento acontecer é preciso um focoúnico, objetivo, pois será necessário reunir o capital humano, a cultura organizacional e a tecnologia da informação.
Mais informações destes tipos de conversão do conhecimento podem ser encontradasquando estudamos ´aprendizado organizacional´ (internalização e externalização), ´cultura organizacional´ (socialização) e ´ambientes colaborativos´ (combinação).
Bibliografia
(1) Conhecimento tácitoe explícito. Acessar http://imasters.com.br/artigo/3599/gerencia/conhecimento_tacito_e_explicito/
(2) Nonaka, Ikugiro; Takeuchi, Hirotaka. Criação de conhecimento da empresa. Rio de Janeiro:...
tracking img