Aula online

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2152 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO










Existe no mercado uma infinidade de opções de câmeras fotográficas, o que deve confundir o fotógrafo iniciante. Normalmente se tenta classificar as câmeras em profissionais e amadoras, mas as opções de recursos são tantas que classificá-las assim não é tão fácil. Contudo, existem outros formatos no mercado, e os equipamentos que os utilizam tem muitas vezes uma aplicaçãoespecífica, com suas vantagens e desvantagens. 












































Tipos de Câmeras Fotográficas


Câmeras compactas ou de visor direto.
[pic]
Aqui teremos que fazer abrir um parêntesis, pois a simples classificação de câmera de visor direto pode abranger desde a câmera descartável até equipamentos modernos do tipo "point and shoot" (aponte e dispare),  que são peçastecnologicamente bem avançadas. Para isso, vamos dividí-las em três grupos: as descartáveis ou "throw- away", as de foco fixo e as "point and shoot". As câmeras de visor direto utilizam filmes 135, e são as de maior utilização em todo mundo, embora praticamente no tipo de foto considerada "amadora" ou "doméstica", como as de festas de aniversário ou para viagens de turismo.
[pic]
As câmeras de focofixo são construídas em plástico, permitindo sua utilização repetidas vezes, embora extremamente pobre de recursos, tendo no máximo flash embutido e ajuste para sol forte ou nublado.
Tem a mesma abrangência de utilização da câmera descartável.
 
A câmera descartável, como o próprio nome diz, é construída para uma única utilização, tendo o corpo geralmente feito de papelão, com o filme instaladode fábrica. A sua utilização é para situações emergenciais, em viagens de férias, ou quando não há outro equipamento disponível, embora alguns modelos permitam a sua utilização até debaixo d’água. Devido ao baixíssimo custo, pode-se usá-la em situações insalubres onde não se teria coragem de levar um equipamento mais valioso.
As modernas point-and-shoot dispôem de sofisticados recursos de zoom,foco automático, reconhecimento de ASA, etc, sendo algumas até projetadas para uso submarino. São equipamentos leves, de pequenas dimensões, e construídos de modo que o usuário não tenha que se preocupar com qualquer tipo de controle, o que, para o fotógrafo ocasional é uma benção, embora para quem queira um maior domínio do resultado final não existam muitas opções.


[pic]
Embora como jávimos, a composição e enquadramento dependam absolutamente de quem segura a câmera, é difícil pensar num tipo de foto mais sofisticada com os três tipos acima descritos.




Câmeras 35mm Single Len Reflex ( SLR)


[pic]
Este tipo de câmera é normalmente considerado pelos leigos como a "máquina profissional", e não deixa de ter certa razão, pois praticamente todo foto jornalista e fotógrafo deeventos como bailes, formaturas, casamentos, etc, usa um equipamento deste tipo. As razões são inúmeras: permitem um controle total das funções de foco, abertura e velocidade, utiliza o filme 135, que é o mais facilmente encontrado no mercado, dispõe de uma variedade enorme de acessórios, como filtros, lentes de vários tipos, tubos de extensão, adaptadores para microscópios, telescópios e outrosequipamentos, motodrives, etc.


[pic] [pic]
SLR eletrônica SLR manual


Além disto, é a opção mais barata para quem quer fazer da fotografia sua área de trabalho. Os modelos mais modernos já dispõem de motores de avanço embutidos, flashes inteligentes, foco automático e outros recursos que a eletrônica facilitou. Por outro lado,esses recursos exigem a utilização de baterias que nem sempre são fáceis de encontrar, exigindo do profissional cautela para manter uma reserva das mesmas
Mas, o principal atrativo deste tipo de câmera está no fato de que é exibida ao fotógrafo a imagem real através da lente, facilitando o controle do foco, luminosidade, contraluz e qualquer outro efeito que se julgue importante.
[pic]


Os...
tracking img