Aula de risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 

CHAPTER

CAPÍTULO

6

 

Análise de Investimentos com Risco No Excel e na HP-12C 

FONTE: Beard, William Holbrook (1823–1900). New York Historical Society/The Bridgeman Art Library International, Ltd.

 

  Capítulo 06 – Análise de Investimentos com Riscos 

-2-

Riscos, Custo de Capital, CAPM e CMPC
Uma das responsabilidades dos administradores financeiros é estimar ovalor de propostas de investimentos, como fizemos no nosso capítulo anterior sobre orçamento de capital. Ocorre que o retorno que exigimos de uma proposta de investimento NÃO FINANCEIRO precisa ser, no mínimo, tão alto quanto o que podemos obter comprando ativos FINANCEIROS de risco semelhante. Também, em orçamento de capital, não há projetos livres de risco. Isto porque o futuro é incerto e daí,também, os fluxos de caixa futuros gerados pelo projeto. Estes fluxos de caixa, inesperadamente, podem aumentar ou diminuir. A taxa pela qual os futuros fluxos de caixa foram investidos pode não permanecer a mesma. Existem muitos fatores que podem reduzir os fluxos de caixa esperados: perda de participação no mercado, aumento no custo das mercadorias vendidas, novas regulamentações ambientais,aumento no custo do financiamento. Como sempre há risco no orçamento de capital, a principal tarefa dos analistas de investimentos é selecionar projetos sob condições de incerteza. O que é retorno elevado? O que é retorno baixo? Mais genericamente, qual é o retorno que devemos esperar de ATIVOS FINANCEIROS, e qual é o risco desses investimentos? Essa perspectiva é essencial para entender como analisare avaliar projetos de investimentos e o que vamos fazer agora é encarar de frente o assunto de risco em projetos, inicialmente em ativos financeiros. Risco, para a maioria de nós, refere-se à probabilidade que nos jogos de sorte da vida se conseguir um resultado que nós não gostaríamos que acontecesse. Por exemplo, o risco de dirigir um carro muito rápido é conseguirmos uma multa por excesso develocidade, ou pior ainda, sofrermos um acidente. O dicionário Webster, de fato, define o risco como “exposição ao perigo ou ao azar”. Assim, risco é percebido quase que completamente em termos negativos. Se você pratica pára-quedismo, você está arriscando sua vida – o pára-quedismo é arriscado. Se você aposta em cavalos, está arriscando seu dinheiro. Se você investe em ações especulativas (ou, paradizer a verdade, em qualquer ação), está assumindo um risco na esperança de obter um retorno apreciável. Em finanças, nossa definição de risco é diferente e mais ampla. Risco, como se vê, refere-se à probabilidade de recebermos um retorno sobre um investimento que seja diferente do retorno esperado. Assim, o risco inclui não somente os resultados ruins, isto é, retornos que estão abaixo daquelesesperados, mas também resultados bons, isto é, retornos que são maiores que os esperados. De fato, podemos nos referir aos primeiros como risco do lado inferior, os últimos como do lado superior; mas consideraremos ambos quando medimos o risco. De fato, o espírito da nossa definição de risco em finanças é capturado melhor pelos símbolos Chineses para o risco, que estão reproduzidos abaixo:

Oprimeiro símbolo é o símbolo do “perigo”, enquanto o segundo é o símbolo da “oportunidade”, tornando o risco uma mistura de perigo e oportunidade. Ele ilustra muito claramente o tradeoff que cada investidor e negócio têm de fazer – entre o maior prêmio que vem da oportunidade e o maior risco que tem nascido como uma conseqüência do perigo.
CAPRICHOS DOS DEUSES? O que é que distingue as centenas deanos de história daquilo que pensamos como tempos modernos? A resposta vai além do progresso da ciência, tecnologia, capitalismo e democracia. O passado distante estava repleto de brilhantes cientistas, matemáticos, inventores, tecnólogos e filósofos políticos. Centenas de anos antes do nascimento de Cristo, os céus tinham sido mapeados, a grande biblioteca de Alexandria construída e a geometria...
tracking img