Aula de campo "manguezal"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIME - UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FAS – FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E SAÚDE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DIANA FERRAZ
EDÉSIO FELIX
SARA ARNAOUTTE
VANESSA PEREIRA

[pic]

Lauro de Freitas, BA
2010.1

DIANA FERRAZ
EDÉSIO FÉLIX
SARA ARNAOUTTE
VANESSA PEREIRA

MANGUEZAL

Docentes: Alina Sá, Bárbara Rosemar e Leda Santa Isabel.Relatório apresentando ao Curso de Ciências Biológicas da UNIME, como requisito parcial da avaliação da matéria de Excursão Interdisciplinar II.

Lauro de Freitas, BA
2010.1

Sumário

1 Introdução 4

2 Objetivos 6

3 Metodologia 6

3.1 Campo 6

3.2 Anexos-Registros Fotográficos 7

4 Resultados e Discussão 8

4.1 Anexos- RegistroFotográfico 14

5 Conclusão 17

Referências bibliográficas 18

Introdução

O Brasil tem uma das maiores extensões de manguezais do mundo. Os mangues abrangem uma superfície total de aproximadamente 10.000 a 25.000 km² e no mundo inteiro 162.000 km² desse ecossistema (SCHAEFFER-NOVELLI, 1995). Os manguezais podem ser definidos como um ecossistema costeiro, de transição entre o ambienteterrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, o mangue é um ecossistema particular, origina-se a partir do encontro das águas doces com as águas salgadas, formando a água salobra. Este ambiente apresenta água com salinidade variável, sendo exclusivo das regiões costeiras.

Apresentam uma grande variedade de espécies de micro–organismos, macro-algas, crustáceos e moluscos.Sob constante variação de salinidade e fluxo das marés com flutuação de salinidade da água entre 3 e 35ppm de sal, é local favorável à proteção, alimentação, reprodução e desova de muitos animais. Localiza-se nas regiões costeiras tropicais e subtropicais do planeta, o clima é tipicamente tropical, quente e úmido, e a água alcança aproximadamente cerca de 20 a 29°c, com pouca variação durante oano (RAMOS, 2002).

O Porto de Sauípe está localizado no litoral norte da Bahia, aproximadamente à 90 km de Salvador, no meio da rota ecológica batizada de Costa dos Coqueiros. O clima com sol em praticamente todos os dias do ano e temperaturas que variam entre 24ºC e 33ºC, a orla de aproximadamente seis quilômetros de praia, os coqueirais dominam a paisagem, mais para dentro, encontram-se suavesdunas de areias branca, pontuadas por trechos de mata atlântica, lagoas, rios e um manguezal com fauna e flora de características peculiar.

Os organismos ou populações sofrem um processo de ajustamento, que é o processo de adaptação às condições do ambientes de modo que possam sobreviver, reproduzir e se desenvolver, essa adaptação é o meio pelo qual os organismos respondem aos padrõesexistentes no ambiente.

É constituído de espécies vegetativas lenhosas, típicas, fixados em substrato pouco consolidado, rico em matéria orgânica e com baixo teor de oxigênio, as condições físicas e químicas existentes são muito variáveis, o que limita os seres vivos que ali habitam e freqüentam. Os solos são formados a partir do depósito de siltes (mineral encontrado em alguns tipos de solos), areiae material coloidal trazido pelos rios, ou seja, um material de origem mineral ou orgânica que se transforma quando encontra a água salgada.

Como as plantas de marismas, os mangues são vegetais terrestres tolerantes às variações de salinidade e nível de maré, e que colonizam sedimentos lamosos e pobres em oxigênio (PEREIRA & GOMES, 2002). Estes solos são muito lodosos (moles) e ricos emmatéria orgânica em decomposição. Em decorrência disso, são pobres em oxigênio, que é retirado por bactérias que o utilizam para decompor a matéria orgânica, possui alto teor de sal, e cor cinza escuro, porém a própria cobertura vegetal pode modificar as características do substrato, devido a maior ou menor contribuição da matéria orgânica. As contribuições ambientais, como precipitação, marés,...
tracking img