Aspectos ecologicos do ecossistema do maguezal de anchieta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS ECOLOGICOS DO ECOSSISTEMA DO MAGUEZAL DE ANCHIETA
ALUNOS DO 3º PERIODO BACHARELADO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO, CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES.

LOPES; Ana Maria Bonze

SILVA; Fábia Tuão

LOPES; Iara Bonze

NUNES; Kássio Carneiro

COSTA; Keithy dos Santos

TRÉS; Tiago Maganhi

LEITE; Thiago de Castro

TAVARES; Willian da Silva

1.INTRODUÇÃO

O manguezal é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, característicos de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime das marés (SCHAEFFER, NOVELLI, 1995). Ou seja, são regiões próximas ao mar, que recebem tanto água salgada, pela ação das marés, como água doce dos rios que ali desembocam. No solo do lodo salgado e pouco arejado é rico em matériaorgânica e com baixo teor de oxigênio, desenvolvem-se plantas com adaptações muito especiais. Algumas árvores, pôr exemplo, têm raízes que permitem a fixação nesse tipo de solo ou que se protejam para fora da água, absorvendo assim o oxigênio do ar (Pereira e Gomes, 2009).
Este é constituído por uma vegetação lenhosa e arbórea, que coloniza solos lodosos, adaptados às condições específicasdeste ambiente. Ocorrem ao longo das regiões costeiras ao prolixo das latitudes entre 35° N e 38° s, que se desenvolvem em uma variedade de condições ambientais, com salinidades variando entre 0 e 90, dentro dessa faixa de distribuição.(Pereira e Gomes, 2009). Apresentam condições propícias para alimentação, proteção e reprodução de muitas espécies de animais, sendo considerado um importantetransformador de nutrientes em matéria orgânica, gerador de bens e serviços (QUINÕNES, 2000). É um ecossistema que apresenta alta produtividade, proporcionando um ambiente favorável para o crescimento e sobrevivência dos estágios iniciais do ciclo de vida de animais marinhos (SCHULER, 2000).
Segundo Pereira e Gomes, 2009:
“Muitas espécies de plantas ocorrem associadas ao manguezal.Sua diversidade parece ser um reflexo das condições climáticas e a proximidade com outros sistemas. Essa flora é altamente variável de região para região e até de um sistema para outro dentro de uma mesma região. Entre as plantas mais amplamente distribuídas no Brasil estão Acrostichum aureum L., Hibiscus pernambicensis Arruda e gramínea Spartina alternigflora Loisel”.

As florestas de manguedesenvolvem-se mesmo em locais com características limitantes ao seu desenvolvimento como baixas temperaturas, geadas, secas e altas salinidades intersticiais, embora apresentem menor desenvolvimento estrutural. Essas forças que operam sobre o manguezal, descrevem o ambiente físico em que se desenvolvem cada floresta. A ação e a interação de todos esses fatores regem o grau máximo de estrutura queuma floresta de mangue pode alcançar (Cintrón & Schaeffer-Novelli, 1983). O termo "Mangue” origina-se do vocábulo Malaio, "Manggimanggi" e do inglês mangrove, servindo para descrever as espécies vegetais que vivem no manguezal, ou seja, a árvore. Já o termo "Manguezal" é utilizado para descrever uma variedade de comunidades costeiras tropicais dominadas por espécies vegetais, arbóreas ouarbustivas que conseguem crescer em solos com alto teor de sal, ou seja, um terreno cheio de mangue - o ecossistema. (Manguezais,viabol).
A zona costeira, espaço onde ocorrem a transição, entre ambientes terrestres e marinho, encontram-se associados os ecossistemas costeiros, como costões rochosos, lagunas costeiras, cifes de coral, marismas e manguezais. O manguezal dentro de todos esses ecossistemas éum dos mais produtivos e também o mais vulnerável aos efeitos do desenvolvimento econômico e do crescimento desordenado das populações humanas. O Brasil possui de 10.000 a 25.000 Km2 de manguezais, enquanto no mundo inteiro existem 162.000 Km2 desse ecossistema (PEREIRA, 1998). Esta faixa litorânea se estende do Cabo Orange no Amapá, ate Laguna em Santa Catarina. O desenvolvimento estrutural...
tracking img