Aula 9 - fundamentos das ciencias sociais - 1° período de direito - esa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos das Ciências Socias

Web aula 9
Questão discursiva:
Leia o texto abaixo e responda as perguntas apresentadas:
Coronelismo , enxada e voto “E assim nos parece este aspectoimportantíssimo do ‘coronelismo’, que é o sistema de reciprocidade: de um lado, os chefes municipais e os ‘coronéis’, que conduzem magotes de eleitores como quem toca tropa de burros; de outro, a situaçãopolítica dominante no Estado, que dispõe do erário, dos empregos, dos favores e da força policial, que possui, em suma, o cofre das graças e o poder da desgraça. É claro, portanto, que os dois aspectos– o prestígio próprio dos ‘coronéis’ e o prestígio de empréstimo que o poder público lhes outorga – são mutuamente dependentes e funcionam ao mesmo tempo como determinantes e determinados. Sem alicença do ‘coronel’ – firmada na estrutura agrária do país –, o governo não se sentiria obrigado a um tratamento de reciprocidade, e sem essa reciprocidade a liderança do ‘coronel’ ficariasensivelmente diminuída”. Fonte: LEAL, V. N., Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Omega, 1986, 5ª ed., p. 43.
1- Weber, em sua perspectiva teórica sobre dominação, estabelece três tipos puros.Identifique e justifique o tipo de dominação presente no texto.
R: O conceito de poder é impreciso e amorfo, porquanto toda uma sociedade de constelações de interesses pode colocar alguém na condição deimpor sua vontade em uma dada situação. Assim, ele propõe o conceito de dominação, um caso especial de poder, que se refere a probabilidade de encontrar obediência à uma determinada ordem, o queimplica em se ter uma forma de subordinação de sujeitos por outros sujeitos.
A diferença básica entre as concepções reside no fato de, no caso do poder, a obediência não é um dever, enquanto que, quandose fala em domínio, a obediência se alicerça no reconhecimento da legitimidade, por parte daqueles que obedecem, das ordens que lhes são dadas.

2- Pode-se afirmar, na perspectiva weberiana, que o...
tracking img