Literatura portuguesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SLIDE 1 **************** Alberto Caeiro : no Ensino Superior

SLIDE 2**************** Autores e estudiosos: Márcio Ricardo Coelho Muniz – Prof Doutor e Coordenador do Núcleo de Estudos Portuguesesda UFES. Jacinto Prado Coelho – foi um crítico literário, ensaísta e professor universitário português. Massaud Moisés – Fernando Pessoa : o espelho e a esfinge.

SLIDE3****************************** A problemática da heteronímia como desafio para estudiosos da literatura portuguesa do século XX. Jacinto Prado Coelho , um dos mais agudos intérpretes do poeta, afirma ser a questão da heteronímiaum dos pontos centrais ainda a se descortinar em relação à poesia do poeta de Orpheu, em relação à Caeiro:
"há dois Caeiros, o poeta e o pensador, sendo o primeiro que em teoria se desdobra nosegundo (...). Caeiro surge como lírico espontâneo, instintivo, inculto, impessoal e forte como a voz da Terra (...). O certo, porém, é que é autor de poemas; e começa aqui o paradoxo da sua poesia. Àspalavras procura transmitir Caeiro a inocência, a nudez da sua visão. Daí, algumas vezes, a simplicidade quase infantil do estilo, as séries paratácticas, a familiaridade de algumas expressões, asimagens e comparações comezinhas, realistas, caseiras ou de ar livre.Mas como podia Caeiro exprimir linguisticamente a infinita variedade, as incontáveis metamorfoses do mundo? A linguagem situa-nos numaesfera de abstracções, dá-nos conceitos cómodos, insinua uma visão esquemática de acordo com os imperativos práticos da vida (...)".

SLIDE 4 ******************************** Caeiro : o Mestre ?Dentro de um corpus poético pessoano, a busca por poemas que reflitam metapoeticamente as concepções de criação; não é em O guardador de Rebanhos que os encontramos, mas,sim em Cancioneiro, na qual está opoema Autopsicografia, do Ortônimo ( Fernando Pessoa- ele mesmo).

SLIDE 5 **************** Massaud Moisés Discute a pertinência de se tomar Alberto Caeiro como mestre da poesia pessoana – em seu...
tracking img