Augusto dos anjos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GOVERNO DO ESTADO DE RORAIMA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
ESCOLA ESTADUAL ANA LIBÓRIA

AUGUSTO DOS ANJOS

BOA VISTA - RR
ABRIL - 2012
CLARA CRISTHYANE
FILIPE IBERNON
LETYCIA BECKMAN
LUCAS HENRIQUE
LUKAS MARWERYK
THAYSE RAFFAELE

AUGUSTO DOS ANJOS

Trabalho elaborado na Disciplina
de Língua Portuguesa, orientadopela professora Marilene Alves.

BOA VISTA - RR
ABRIL – 2012
INDICE

Introdução___________________________________________________ 04
Síntese______________________________________________________ 05
Características________________________________________________ 06
Biografia_____________________________________________________ 07Bibliografia___________________________________________________ 09
Conclusão___________________________________________________ 10
Anexo_______________________________________________________ 11

INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa aborda vida e obra de um poeta brasileiro, de origem nordestina, natural da Paraíba, Augusto dos Anjos. Suas principais características, onde se pode compreender a importância deste poetadentro do pré-modernismo. Identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano. É conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo foi um dos melhores ao expressar através de seus poemas a dor e a angustia, além de sua linguagem cientifica e extravagante, suas temáticas chocavam muito; tais como: do vazio das coisas (o nada) e a morte (finitude da vida). Suas obras pouco agradavam asociedade daquela época que exigia poemas que retratassem o amor e a felicidade. No entanto o poeta preferia criticar, usando seus poemas para destruir certas ideologias da burguesia, contrariando seus próprios colegas que pregavam o amor da humanidade e a projeção de uma vida com felicidade plena. Até hoje sua obra é admirada tanto por leigos como por críticos literários.

04
SÍNTESE
Augusto dosAnjos, nascido 20 de abril de 1884, Cruz do Espírito Santo, Paraíba. Nacionalidade: Brasileiro. Ocupação: poeta e professor. Escola/ tradição: pré-modernismo, modernismo. Augusto dos Anjos caracteriza-se por ser um poeta que possui seu próprio gênero, único em nossa poesia. A sua temática, a dos sofrimentos e angústias do homem, reflete, enfim, algo profundo e universal:
‘Grito, e se grito épara que meu grito
Seja a revelação deste Infinito
Que eu trago encarregado na minha alma!
Em linhas gerais, ‘Eu e Outras Poesias’ representa a soma de todas as tendências e estilos dominantes desde o final do século XIX até o início do século XX. Em outras palavras, sua obra recebe influência do parnasianismo, do decadentismo, do simbolismo e ainda antecipa uma série de característicasmodernistas. Em face disso, podemos dizer que, na realidade, Augusto dos Anjos não se filiou, com exatidão, a nenhuma escola em particular, produzindo, desse modo, uma obra múltipla e personalíssima (até mesmo com um vocabulário naturalista). Morte: 12 de novembro de 1914, (30 anos) Leopoldina.

05
CARACTERÍSTICAS
Rudeza materialista, Lirismo espiritual, Ânsia de comunicação de um solitário,Inquietação filosófica, Temática da morte, Musicalidade e sonoridade, Hermetismo e cientificismo. Entre as suas principais características, temos, além da linguagem científica e extravagante, a temática do vazio das coisas (o nada) e a morte (finitude da vida) em seus estágios mais degradados: a putrefação, a decomposição da matéria. Simultaneamente, reflete em seus versos a profunda melancolia, adescrença e o pessimismo frente ao ser e à sociedade, elaborando, assim, uma poesia de negação: nega as falsas ideologias, a corrupção, os amores fúteis e as paixões transitórias:
‘Melancolia! Estende-me a tua asa!
És a árvore em que devo reclinar-me...
Se algum dia o prazer vier procurar-me
Dize a este monstro que eu fugi de casa!’
Mal abrindo o livro, logo percebemos a influência parnasiana,...
tracking img