Tcc contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo contextualizar as atividades desenvolvidas pelos formandos do curso de Ciências Contábeis, durante o ano de 2012 visando à composição de nota para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.
O trabalho foi desenvolvido em etapas, iniciando-se com os procedimentos necessários para a abertura de uma empresa,desde a elaboração do contrato social ao início das atividades. Tais procedimentos referem-se aos registros nos órgãos competentes e autorização para funcionamento.
Na segunda etapa foi proposta aos alunos uma pesquisa sobre os diversos seguimentos da atividade empresarial, quando foram divididos grupos, ficando cada grupo responsável em apresentar, o que é e como funciona a atividade aele atribuída. Nesta etapa ficou esclarecido detalhadamente o funcionamento de uma indústria, um comércio, uma prestadora de serviço, o comercio eletrônico e uma associação ou cooperativa.
Em outra etapa foi apresentado o funcionamento dos principais departamentos de uma empresa, onde foram abordadas as diversas atividades desempenhadas em departamento de recursos humanos, no contasa pagar e no contas a receber. Esses departamentos foram abordados de maneira generalizada por serem de vital importância em qualquer atividade empresarial.
Outra etapa desenvolvida foi a prática contábil, quando foram realizados lançamentos contábeis durante o exercício de 2012, da empresa Comercial Padrão Ltda., sendo apurado seu resultado e relatório das atividades desenvolvidas.Complementando esta etapa foram realizadas as diversas análises nas demonstrações contábeis com o objetivo de avaliar o desempenho da empresa no referido exercício.
Finalmente o trabalho se conclui com aspectos relacionados com a área de auditoria, onde foram abordados temas relacionados ao desempenho dessa atividade, inclusive com recomendações.2. ATIVIDADES PRELIMINARES

2.1 - ABERTURA DE FIRMAS

As atividades foram iniciadas com uma pesquisa para a constituição de uma sociedade, onde foram constatada uma serie de obrigações que precisam ser cumpridas, para formalização da atividade.
O primeiro ato para constituição de uma sociedade é a elaboração do contrato social, onde serãoestabelecidas cláusulas que servirão de regras para sua operação. Nele constam informações tais como o nome dos sócios, o capital social, a atividade da empresa, sua administração, a comarca de registro e etc.
Após a elaboração do contrato iniciou-se o processo de registro nos órgãos competente. A JUCEA (Junta Comercial do Estado do Amazonas) é órgão onde se registra o contrato social e ao mesmotempo é solicitada a inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) que servirá de identificação para a relação da empresa com a Receita Federal. Em seguida o registro é feito junto à SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda), onde se obtém a inscrição estadual que regulará as relações da empresa com a fazenda estadual. Feito estes registros, solicita-se então junto a Prefeitura Municipalo alvará de funcionamento, que para ser expedido a empresa precisa cumprir uma série de exigências, inclusive relacionadas com o meio ambiente.
Além desses procedimentos existem ainda o cadastro junto a Caixa Econômica Federal e Instituto Nacional de Seguro Social para recolhimento do FGTS e INSS dos empregados.














2.2 - COMÉRCIOO comércio é uma das atividades mais antigas do mundo, tendo início com a troca de mercadorias, sem utilização do dinheiro. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comercio bilateral) ou entre mais que dois parceiros (comercio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca direta de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um...
tracking img