Augusto Comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Dos pensadores do século XIX, Comte foi um dos que mais influenciou o pensamento social posterior. Desde cedo rompeu com a tradição familiar, monarquista e católica, tornou-se republicano,
adotandoas ideias liberais, e passou a desenvolver uma atividade política e literária que lhe permitiu elaborar uma proposta para resolver os problemas da sociedade de sua época.

Comte acreditava que amudança social estava situada na mente, na qualdade e quantidade de conhecimentos sobre as sociedades. Com base nisso, ele afirmou que a humanidade percorreu três
estágios no processo da evolução doconhecimento:
Primeiro Estágio - teológico. As pessoas atribuíam a entidades e forças sobrenaturais as responsabilidades pelos acontecimentos.
Segundo Estágio - metafísico. Surgiu quando as entidadessobrenaturais foram substituídas por ideias e causas abstratas e, portanto, racionais.
Terceiro Estágio - positivo. Corresponde à era da ciência e da industrialização, na qual se invocam leis combase na observação empírica, na comparação e na experiência.

Este último estágio foi ampliado porque a ciência tem desenvolvimento contínuo, sempre em busca de mais conhecimentos, que geram umcrescimento quantitativo e qualitativo constante.

Em termos sociológicos, Comte dividiu seu sistema em dois campos: o estático e o dinâmico, que estariam expressos nas palavras ordem e progresso.
Suaopção era conservadora, pois admitia a mudança (progresso), mas limitava-a a situações que não alterassem profundamente a situação vigente (ordem). A expressão que pode resumir bem seu
pensamento é:"nem restauração nem revolução", isto é, não devemos voltar à situação feudal nem querer uma sociedade diferente desta em que vivemos.

O pensamento positivista pregava um modelo de sociedadeorganizada, onde o poder espiritual não teria mais importância, sendo os sábios e cientistas a primazia nas decisões. Entre seus lemas destaca-se: "Não há problema que não possa em última instância ser...