Augusto comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido Augusto Comte

O que é Sociologia segundo Augusto Comte?

Sociologia Comte corresponde à tese de doutoramento de Leita Oliveira Benoit, em Filosofia Política, na Universidade de São Paulo, em que a autora pretende caracterizar a gênese da sociologia de Augusto Comte (o fundador do Positivismo), pensador que, segundo o livro, para elaborar aquela ciência,transitou sucessivamente da economia política para a história e desta para a biologia, antes de finalmente constituir a Religião da Humanidade.

Abundante em citações de Comte, o estudo apresenta a virtude inegável de amparar-se na letra do próprio autor que explora, o que permitiu-lhe à autora um controle direto das fonte primárias, evitando a intermediação de terceiros e, deconsequência, interferências que poderiam eventualmente comprometer a originalidade do seu pensamento, o que não é pequeno mérito em se tratando de um autor pouco traduzido para o português e de leitura frequentemente difícil em suas duas principais obras, o Sistema de Filosofia Positiva e o Sistema de Política Positiva.

Outro mérito a assinalar, radica em que, documentando a argumentaçãodesenvolvida com a letra de Comte, o livro permite despertar a atenção do leitor para os ricos aspectos do pensamento positivista, pouco lembrados no Brasil atualmente. Neste sentido, Sociologia Comte funciona, até certo ponto, como obra de divulgação e como incitação a novas pesquisas. Adotando os critérios histórico e sistemático, outras ciências abstratas antes da Sociologia, segundo Comte,atingiram a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, a Química e a Biologia.

O que é Física Social?

Objetiva-se por Física Social, a ciência que compila o estudo dos fenômenos sociais. Vale ressaltar que fenômeno caracteriza-se pela capacidade humana de explicar-se através da exploração dos sentidos. Dessa forma, o objetivo dessa ciência por assim dizer é o fruto eresultados de suas pesquisas, ou seja, os objetos de sua explicação são explorados e explicados através de provas científicas. Para Comte a Sociologia também podia ser chamada de Física Social. Portanto, para a sociologia, através do raciocino e da observação, é possível estabelecer as leis dos fenômenos sociais, como a física pode estabelecer as leis que guiam os fenômenos físicos.

O que é a lei dostrês estágios segundo Augusto Comte?

Lei dos três estágios é a coluna principal na qual está assentado o edifício filosófico, científico e político elaborado pelo pensador francês Auguste Comte, Com esta lei Comte quisera descrever os estágios pelas quais atravessou o espírito humano em sua conquista do saber. O estágio teológico se caracteriza, pelo fato do homem primitivo tentar explicar osfenômenos que ocorriam na natureza, recorrendo aos deuses, com suas iras e complacências. O segundo estágio, o metafísico, a explicação dos fenômenos tende a ser mais racional; se recorrem às essências, substâncias, causas, e entidades ocultas. Por fim, nos últimos tempos, o homem tem buscado uma explicação dos fenômenos, sem ter que recorrer a entidades estranhas a eles. Atendendo exclusivamenteaos dados proporcionados pela observação, sempre constatáveis, se tem elaborado leis que relacionam uns fenômenos com outros. Desta maneira a ciência está completamente baseada na realidade, se refere ao real, e se constata de um modo preciso e certo. Tal é o estado positivo, verdadeira superação das etapas teológicas e metafísicas.

Com relação ao conceito de MODERNIDADE, discuta acontribuição que podemos estabelecer a este momento, ao tomarmos o surgimento da Sociologia como ciência.

O compromisso de proporcionar análises reflexivas sobre a relação que compromete o ensino desenvolvido e a atuação consciente do futuro engenheiro na sua profissão é um dos meus objetivos centrais. Discutindo entre nós professores a importância de uma sólida formação nesta área de...
tracking img