Augusto comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
gusto AUGUSTO COMTE

Assim escreveu Comte:
“Depois de ter explicado as leis naturais que devem determinar, no sistema da sociabilidade moderna, a indispensável concentração das riquezas entre os lideres industriais, a filosofia positiva mostrará que para os interesses populares pouco importa em que mãos habitualmente se encontram os capitais contanto quesua utilização normal seja necessariamente útil à massa social. Ora, esta condição essencial, pela sua natureza, depende muito mais dos meios morais do que de medidas políticas. Por mais laboriosos entraves que as opiniões estreitas e as paixões rancorosas possam instituir legalmente contra a acumulação espontânea dos capitais, mesmo correndo o risco de paralisar diretamente toda a verdadeiraatividade social, é claro que esses procedimentos tirânicos teriam uma eficácia real muito menor do que a reprovação universal aplicada pela moral positiva a qualquer uso demasiado egoísta das riquezas; reprovação tanto mais irresistível quanto aqueles mesmos que deveriam sofrê-la não poderiam recusar o princípio inculcado em todos pela educação fundamental comum, como foi demonstrado pelo catolicismona época da sua predominância... Contudo, mostrando ao povo a natureza essencialmente moral de suas reclamações mais graves, a mesma filosofia fará com que, também as classes superiores sintam de modo necessário, o peso dessa apreciação, impondo-lhes com energia, em nome de princípios que não são mais contestáveis abertamente, as grandes obrigações morais inerentes à sua posição; de modo que, apropósito da propriedade, por exemplo, os ricos se considerarão moralmente como depositários necessários dos capitais públicos, cujo emprego efetivo, embora não possa acarretar qualquer responsabilidade política (salvo em alguns casos excepcionalmente aberrantes) será contudo sujeito a escrupulosa discussão moral, acessível, necessariamente a todos, sob condições apropriadas, e cuja autoridadeespiritual constituirá ulteriormente o órgão normal.. Segundo um estudo aprofundado da Evolução moderna, a filosofia positiva mostrará que desde a abolição da servidão pessoal as massas proletárias ainda não estão — não levando em conta a oratória, anárquica. — verdadeiramente incorporadas ao sistema social; que o poder do capital, inicialmente meio natural de emancipação e, a seguir, de independência,tornou-se, agora, exorbitante nas transações do dia-a-dia, por mais justa que seja a preponderância do papel que esse poder deva, necessariamente, exercer em função de uma generalidade e de urna responsabilidade superior, segundo a sã teoria hierárquica. “Em síntese, essa filosofia mostrará que as relações industriais, em vez de continuarem à mercê de um empirismo perigoso e de um antagonismoopressivo, devem ser sistematizadas segundo as leis morais da harmonia universal”. (Cours de phlosophie positive t. VI, págs. 357-358).
O que pensou
Pai do positivismo, que, em linhas gerais, sistematizou as ciências humanas. Comte tinha como valor supremo a ordem. Para ele, era fundamental que os membros de uma sociedade aprendessem desde cedo a importância da disciplina, da obediência e dahierarquia, função primordial da escola.
Frase
“Toda Educação humana deve preparar cada um a viver para os outros”
Pode-se dizer que o conhecimento positivo busca "ver para prever, a fim de prover" - ou seja: conhecer a realidade para saber o que acontecerá a partir de nossas ações, para que o ser humano possa melhorar sua realidade.

Dessa forma, a previsão científica caracteriza o pensamentopositivo.

O espírito positivo, segundo Comte, tem a ciência como investigação do real. No social e no político, o espírito positivo passaria o poder espiritual para o controle dos "filósofos positivos", cujo poder é, nos termos comtianos, exclusivamente baseado nas opiniões e no aconselhamento, constituindo a sociedade civil e afastando-se a ação política prática desse poder espiritual - o que...
tracking img