Auguste comte e o positivismo - segundo abnt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Literatura – Quinhentismo

1° -> Boa Tarde!
Nós vamos falar sobre o Quinhentismo, uma época que corresponde ao descobrimento do Brasil. É um movimento paralelo aoClassicismo português e possui idéias relacionadas ao Renascimento. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material e aespiritual. Possui uma linguagem simples e muitos adjetivos. E vai dos anos de 1500 – 1601.

Possui dois tipos de contexto, o Mundial e Brasileiro. O 1° deles ocorre (...)

Durante oséculo XVI, a Europa vive o Renascimento, época de grandes transformações culturais. Mas enquanto Portugal cultivava a literatura clássica e definia melhor a língua portuguesa atravésde Camões, o Brasil era apenas objeto da História. Nasceu em pleno Renascimento, mas foi, de início, deixado de lado pelos portugueses e só, pouco a pouco, foi sendo explorado.

Asrelações econômicas na Europa sofreram mudanças, a partir de viagens pelo Oceano Atlântico, para conseguir sucesso na descoberta de fontes de comércio oriental, foram aperfeiçoados abússola e o astrolábio e inventado uma nova forma de embarcação, a caravela. Para que tudo fosse possível foi preciso muito dinheiro. A burguesia financia as Grandes Navegações, pois haviainteresse em desenvolver o comércio e conseguir privilégios com o rei.

O Mercantilismo propiciava um comércio entre o povos, e as mercadorias para suprir esse abastecimento eramconseguidas nas terras recém-descobertas.

Aliado ao viés econômico, houve o interesse religioso liderado pela Companhia de Jesus com o intuito de evitar a Reforma Protestante que estavaangariando fiéis pelo continente europeu. Uma das ações da Contrarreforma seria enviar nas naus conquistadoras representantes da Igreja Católica para catequizarem os nativos do novo mundo.
tracking img