Auditoria interna e controles internos nas instituições financeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUDITORIA INTERNA E CONTROLES INTERNOS NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS


Ana Gabriela Dorigoni Nuernberg*

Carolina Stela Ramos**


RESUMO


O presente trabalho busca demonstrar a importância da Auditoria Interna e Controles Internos nas Instituições Financeiras, como uma ferramenta de controle, com ênfase em seus objetivos e mostrar a necessidade de investigação, verificação e de atestara autenticidade do mesmo, desde a exatidão e clareza das possíveis irregularidades e ainda analisar a legislação aplicável às instituições financeiras. Tratando-se de um assunto de muita importância tornando-se um componente de grande importância e que pode ter influencia direta nos resultados. A pesquisa tem como foco principal a sua importância e quanto este se tornou um assunto de importânciareconhecida, já que é reconhecido como um importante componente de controle nas organizações, buscando a melhor classificação dos recursos, deixando de atuar somente na correção dos desperdícios e falhas, mas evitando esses tipos de ocorrências, com o intuito de garantir os resultados esperados.



Palavras - chave: Auditoria Interna; Legislação Aplicável; Controle Interno.1. - INTRODUÇÃO



Diante do cenário atual da relação entre as instituições que demandam continuadamente a adoção de técnicas e medidas para acompanhar e controlar seus processos. Com tal realidade, buscam-se diminuir as falhas, evitando os problemas que possam colocar em risco a imagem da entidade perante seus acionistas, clientes e do mercado em geral.
Busca-se fazer a avaliaçãoda eficiência de cada tipo de gestão existente dentro das mesmas, zelando pela confiabilidade das informações prestadas, e é esse o novo método que tem proporcionado à materialização e a aplicação de diversas formas que além de detectar e mensurar possíveis problemas, também disponibiliza de alternativas para solucioná-los, que é onde entra e destaca-se a Auditoria Interna.
De acordo com oBanco Central do Brasil, que é o órgão que regula as instituições financeiras do Brasil, com a resolução 2.554 de 24/09/1998, dispõe que umas das finalidades da auditoria interna e dos controles internos das mesmas é o acompanhamento das atividades desenvolvidas, de maneira que se possa fazer a avaliação se os objetivos das instituições estão sendo alcançados, se os limites estabelecidos e as leis enormas estão sendo cumpridas e ainda corrigir possíveis desvios.
E alem disso o BACEN, ainda se preocupa com os vários riscos internos e externos que possam afetar o andamento das instituições financeiras. Por fim, cada organização tem sua política interna a ser cumprida, e pra isso foi criado o Compliance, visando diminuir possíveis danos que possam ocorrer devido a exposição aos riscos dasinstituições financeiras.









2. - REVISÃO DA LITERATURA


2.1 - História da Auditoria Interna

Não se sabe dizer quando começa a história da auditoria, ela tem origem latina (audire), e ela é empregada para diversas atividades, mas que tem como objetivo uma opinião fundamentada por uma pessoa independente e com capacidade técnica e profissional, ou seja, toda a pessoa quetem a função de verificar a legitimidade dos fatos econômico-financeiros, prestando contas a um superior, pode ser considerada como auditor. É um exame analítico e pericial que segue o desenvolvimento das operações contábeis, desde o início até o balanço.
Os auditores são responsáveis não só na a administração da organização a que prestam serviços, mas também há muitos usuários dasatividades dessa organização, suas atitudes devem conduzir-se de modo a justificar essa confiança. Entre alguns princípios da auditoria estão a conduta ética, apresentação justa, dizer realmente para que veio, ter cuidado profissional, pois a organização respeitará o funcionário pelo seu trabalho, independência e abordagem baseada em evidência. E que a comunicação com a empresa auditada dependerá de...
tracking img