Funcoescompliance

7138 palavras 29 páginas
FUNÇÃO DE COMPLIANCE

2 | FUNÇÃO DE COMPLIANCE

COLEÇÃO

FUNÇÃO DE COMPLIANCE

O enfoque da “Cartilha
Função de Compliance” é integrar as atividades de Compliance com as boas práticas de governança corporativa e de gestão de riscos, as quais os bancos têm buscado implementar em suas rotinas.

FUNÇÃO DE COMPLIANCE | 5

FUNÇÃO DE COMPLIANCE

Apresentação

Com o objetivo de promover o constante aperfeiçoamento e a modernização do sistema financeiro, a ABBI - Associação Brasileira de Bancos Internacionais, por meio do Comitê de Compliance, e a FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, pela Comissão de
Compliance, têm desenvolvido temas e estudos técnicos que estão diretamente ligados à função e às boas práticas de compliance.
O tema “Função de Compliance” já foi objeto de “documento consultivo” da ABBI, editado em 2004 e da “Cartilha Função de Compliance” reeditada pela ABBI em 2009, surgiu da necessidade demonstrada pelos próprios bancos nacionais e internacionais de conhecer com mais detalhes os métodos como os bancos estão atuando nessa atividade.
Esta cartilha reúne o resultado das experiências de diversas instituições financeiras nacionais e internacionais, com a intenção de oferecer ao mercado financeiro uma fonte qualificada para pesquisa e consulta.
O enfoque da “Cartilha Função de Compliance” é integrar as atividades de compliance com as boas práticas de governança corporativa e de gestão de riscos, as quais os bancos têm buscado implementar em suas rotinas.
Para fomentar maior integração entre as áreas de compliance dos bancos nacionais e internacionais associadas à ABBI e à FEBRABAN, foram convidados representantes do Comitê de Compliance da ABBI e da Comissão de Compliance da FEBRABAN para participarem dos debates sobre o tema.
Esta cartilha foi feita em parceria com as empresas de consultoria PwC e KPMG, que disponibilizaram recursos humanos necessários para a elaboração, revisão do conteúdo dos capítulos e finalização da mesma.
Destacamos que este

Relacionados