Atps pronta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Generos Textuais — Presentation Transcript
* 1. GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE Luís Antônio Marcuschi
* 2. PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM LINGUAGEM, ENSINO E TECNOLOGIAS Disciplina: Linguagem, Texto e Discurso Professora: Kári Forneck Aluna: Luciane Heffel de Oliveira MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, ângela P.; MACHADO, AnnaR.; BEZERRA, Maria A. (Org.) Gêneros Textuais e Ensino. 2ª ed. Rio de Janeiro:Lucerna, 2003.
* 3. 1. Gêneros textuais como práticas sócio-históricas Contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia; São entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa; Os gêneros textuais surgem situam-se e integram-sefuncionalmente nas culturas em que se desenvolvem e caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades lingüísticas e estruturais
* 4. 2. Novos gêneros e velhas bases As novas tecnologias, ou seja, a intensidade do uso das tecnologias e suas interferências nas atividades comunicativas diárias propiciaram o surgimento de novos gênerostextuais, formas inovadoras. Fato já notado por Bakhtin(1997) quando falava na transmutação dos gêneros e na assimilação de um gênero por outro gerando novos . Exemplos: a) conversa -> telefonema b) bilhete -> carta -> e-mail Os limites entre a oralidade e a escrita tornam-se menos visíveis, a isto chama-se hibridismo que desafia as relações entre oralidade e escrita e inviabiliza de formadefinitiva a visão dicotômica. Os gêneros híbridos permitem observar melhor a integração entre os vários tipos de semioses: signos verbais, sons, imagens e formas em movimento.
* 5. Definição de tipo e gênero textual É impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum gênero , assim como é impossível se comunicar verbalmente a não ser por algum texto . Esta visão segue a noção delíngua como atividade social, histórica e cognitiva, privilegia a natureza funcional e interativa. A língua é tida como uma forma de ação social e histórica e que, ao dizer, também constitui a realidade sem contudo cair num subjetivismo ou idealismo ingênuo. Neste contexto os gêneros textuais se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algummodo.
* 6. Texto é uma entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. Discurso é aquilo que um texto produz ao se manifestar em alguma instância discursiva. O discurso se realiza nos textos.
* 7. Domínio Discursivo Uma esfera ou instância de produção discursiva ou de atividade humana. Não são textos nem discursos, mas propiciam o surgimento de discursosbastante específicos. Discurso jurídico, discurso jornalístico, discurso religioso, discurso político, etc.
* 8. TIPOS TEXTUAIS definição Espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição(aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas) abrangem narração argumentação exposição descrição injunção são Constructos teóricos por propriedadeslingüísticas intrínsecas constituem Seqüências lingüísticas ou de enunciados no interior dos gêneros e não são textos empíricos
* 9. Tipos Textuais – Classificação segundo Werlich(1973) Exposição analítica pelo processo de decomposição. Um sujeito, um verbo da família do verbo ter(ou verbos como contém, consiste, compreende) e um complemento que estabelece com o sujeito uma relaçãoparte-todo.Enunciado de ligação de fenômenos.Ex.: O cérebro tem dez milhões de neurônios. Exposição sintética pelo processo de composição. Um sujeito e um predicado(no presente) e um complemento com um grupo nominal. Enunciado de identificação de fenômenos. Ex.: Uma parte do cérebro é o córtex. Expositiva Estrutura simples com um verbo estático no presente ou imperfeito, um complemento e uma indicação...
tracking img