Pontes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ponte

Uma construção com objetivo principal de transpor um obstáculo para estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza, quando o obstáculo não tem agua é chamado de viaduto.Há três tipos principais de pontes:

Ponte em viga
• ponte em arco
• ponte suspensa
A maior diferença entre as três é a distância que elas podem cruzar entre um suporte e outro. Essessuportes podem ser colunas, torres ou a parede de um cânion. Uma ponte em viga moderna, por exemplo, provavelmente consegue alcançar uma distância de 60 m entre dois suportes, ao passo que um arcomoderno consegue transpor de 240 a 300 m. Uma ponte suspensa, é capaz de cruzar 2.100 m entre um suporte e outro.




A ponte em viga
Uma ponte em viga é basicamente uma estrutura horizontal rígidacolocada sobre duas colunas, uma em cada extremidade. O peso da ponte e qualquer tráfego que houver sobre ela são suportados diretamente pelos postes. O peso vai diretamente para baixo.


A ponte emarco
Uma ponte em arco é uma estrutura semicircular com suportes em cada uma das extremidades. O design do arco, o semicírculo, desvia naturalmente o peso da ponte para os suportes.


A pontesuspensa
Uma ponte suspensa é aquela em que cabos (cordas ou correntes) são pendurados sobre o rio (ou qualquer outro obstáculo) e a plataforma fica suspensa nesses cabos. As pontes suspensas modernastêm duas torres altas nas quais os cabos são pendurados. Assim, são as torres que sustentam a maior parte do peso da plataforma.



Estrutura geral de uma ponte:





Pontes de madeira
- amadeira tem sido empregada desde a antiguidade na construção de pontes, inicialmente com arranjos estruturais bastante simples. Destaca-se que com este material chegou-se a construir pontes com vãosconsideráveis, como o de uma ponte construída em 1758,sobre o rio Reno, com 118 metros de vão.
Pontes de pedra
- a pedra, assim como a madeira, era empregada desde a antiguidade, na construção de...
tracking img