Auditoria fiscal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS - FAMETRO
PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL






O PAPEL DO AUDITOR FISCAL NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E SUA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NO CONTROLE DE PAGAMENTOS E RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS NO ESTADO DO AMAZONAS





ALEXANDRE MAGNO DA M. DE A. ANTONY
DYEGO RODRIGO D’OLIVEIRA SILVA
KETE MARRONE AQUINO DA COSTA
RICARDO BRANDÃO DA SILVAYAMARA APOLINÁRIO GOUVEIA








Manaus
2011
ALEXANDRE MAGNO DA M. DE A. ANTONY
DYEGO RODRIGO D’OLIVEIRA SILVA
KETE MARRONE AQUINO DA COSTA
RICARDO BRANDÃO DA SILVA
YAMARA APOLINÁRIO GOUVEIA



O PAPEL DO AUDITOR FISCAL NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E SUA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NO CONTROLE DE PAGAMENTOS E RECUPERAÇÃO DE IMPOSTOS NO ESTADO DO AMAZONASManaus
2011


SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................13
3. OBJETIVOS……………………...……………………………………….……………..15
4.METODOLOGIA....................................................................................................16
5. AÇÕES E ATIVIDADES.........................................................................................17
6. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES........................................................................23
7. REFERÊNCIAS......................................................................................................24
8. ANEXOS1. INTRODUÇÃO


A auditoria apareceu na Inglaterra, mais precisamente nos fins do século XIII, durante o reinado de Eduardo I. Entretanto, há indícios que sua importância é reconhecida desde a civilização suméria.

Nas Ilhas Britânicas, as contas públicas eram examinadas pelos funcionários financeiros que atestavam sua exatidão, às vezes, porauditores especialmente designados, e outras por auditores da receita pública, ou por auditor do tesouro, cargo criado por volta de 1934. Foi, porém, em 1559 que a auditoria das contas públicas foi sistematizada, com a indicação de dois auditores para examinarem os pagamentos a servidores públicos.

Com a Revolução Industrial, ocorrida na segunda metade do século XVIII, e o surgimento degrandes empresas, a contabilidade começou a penetrar nos domínios científicos, o que obrigou a inovação das técnicas de auditoria.
A evolução, o volume de recursos aplicados nas empresas, e consequentemente de transações, tornaram obrigatória a verificação dos balanços das entidades, transformando em imprescindível a auditoria no mundo.

A vinculação da Auditoria com os interessessociais, de viabilizar a repartição de riqueza entre a sociedade, com o financiamento de recursos para a ação do estado, promovendo a difusão da função social do imposto, destaca a acentuada ligação entre tributos e contabilidade, daí surge um novo tipo de verificação com a finalidade exclusivamente fiscal.
Consolida-se a auditoria fiscal que tem como dever de ofício e principal objetivo averificação do cumprimento das obrigações tributárias do contribuinte, as quais incluem a análise da base de cálculo, montante recolhido e do respectivo prazo, bem assim dos papéis, livros e demais assentamentos fiscais.


2. PROBLEMA

Quais as condições necessárias para que o auditor fiscal possa contribuir para o aumento da eficiência e eficácia no controle de pagamentos e recuperação deimpostos no estado do Amazonas?
3. HIPÓTESE

Para que o auditor fiscal contribua de modo eficiente e eficaz no controle de pagamentos e recuperação de impostos é necessário que suas atividades estejam estritamente relacionadas à conduta do profissional de auditoria fiscal. No estado do Amazonas a atividade de auditoria fiscal ainda é muito contestada, devido a falta de conhecimento,...
tracking img