Auditoria financeira

Páginas: 7 (1619 palavras) Publicado: 17 de maio de 2013
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DE ANGOLA (ISTA)
AUDITORIA FINANCEIRA – 4º ANO/2012/TARDE

CAPÍTULO II – PRINCÍPIOS E NORMAS DE CONTABILIDADE
2.1 – Os princípios contabilísticos geralmente aceites (PCGA) e sua importância para o auditor/revisor
2.1.1 – Definição de PCGA
“É o conjunto de normas e convenções que guiam ou orientam os contabilistas na preparação das demonstrações financeiras.Podem também incluir certas práticas que sejam mundialmente seguidas ou comummente advogadas”. O objectivo geral é assegurar que as contas apresentem uma visão verdadeira do desempenho operacional e da situação financeira da empresa e também exercer a actividade em conformidade com um conjunto de regras para a apresentação da informação. A consistência na apresentação das informações entre asempresas torna as contas comparáveis e faz com que seja possível comparar o desempenho de uma empresa com o de outra empresa do mesmo sector.
Os PCGA’s têm como suporte a lei, a literatura técnica e ou a doutrina das associações profissionais.
Os profissionais da contabilidade e os membros da comunidade económica têm vindo a reconhecer a necessidade da existência de princípios, normas eprocedimentos, que sejam de aplicação generalizada, apesar dos debates e críticas que suscitarem.
A expressão "geralmente aceites" significa que um organismo contabilístico normalizador, com autoridade e de larga representatividade, estabeleceu um princípio contabilístico numa dada área ou aceitou como apropriado determinado procedimento ou prática, atendendo à sua aplicação universalmente generalizada e aoseu enquadramento na estrutura conceptual.
2.1.1.2 – Os PCGA’s referenciados na forma de características qualitativas das DF’s.
Segundo o Plano Geral de Contabilidade, vigente em Angola, a qualidade da informação financeira é determinada pelas seguintes características:
* Relevância: a informação é relevante quando se torna necessária para a tomada de decisões por parte dos utentes aoajudá-los a avaliar os acontecimentos passados, presentes ou futuros ou confirmar, ou corrigir as suas avaliações passadas.
* Fiabilidade: a informação tem de estar liberta de erros materialmente relevantes e de juízos prévios, ao mostrar apropriadamente o que tem por finalidade apresentar ou que se espera que razoavelmente represente, podendo, por conseguinte, dela depender os utentes.
2.1.1.3 – OsPCGA’s referenciados como bases de apresentação das DF’s (PGC)
* Continuidade: Considera-se que a empresa opera continuamente, com duração ilimitada. Desta forma, entende-se que a empresa não tem intenção nem necessidade de entrar em liquidação ou de reduzir significativamente o volume das suas operações.
* Acréscimo: os proveitos e os custos são reconhecidos quando obtidos ou incorridos,independentemente do seu pagamento ou recebimento devendo incluir-se nas DF’s dos períodos a que respeitam.
2.1.1.4 – Princípios contabilísticos (PGC)
* Da consistência: considera-se que a empresa não altera as suas políticas contabilísticas de um exercício para outro. Se o fizer e a alteração tiver efeitos relevantes, esta deve ser referida com uma nota.
* Da materialidade: as DF’s devemevidenciar todos os elementos que sejam relevantes e que possam afectar avaliações ou decisões pelos utentes interessados.
* Da não compensação de saldos: Não devem ser efectuadas compensações de saldos entre activos e passivos.
* Da comparabilidade: A divulgação e quantificação dos efeitos financeiros e de operações e de outros acontecimentos devem ser registados de forma consistentepela empresa e durante a sua vida, para se identificarem tendências na posição financeira e nos resultados das suas operações.
As empresas devem adoptar a normalização, a fim de se conseguir comparabilidade entre elas.
2.1.2 – A importância dos PCGA’s para o auditor/revisor
* O trabalho de auditoria visa certificar a adequação das DF’s aos PCGA’s.
* A auditoria verifica:
* A adesão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria financeira
  • Auditoria Financeira
  • Auditoria Financeira
  • Auditoria Financeira
  • Auditoria financeira
  • Auditoria financeira
  • Auditoria financeira
  • Auditoria Financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!