Auditoria financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria Financeira

Em virtude de ser classificada como uma das atividades próprias da Contabilidade, até algum tempo atrás uma auditoria era privilegio exclusivo do bacharel em Ciências Contábeis. Mas, nas últimas décadas, essa realidade, como a de tantas outras áreas profissionais, tem sofrido profundas modificações.
Constata-se, atualmente, que o domínio da auditoria expande-se para alémde sua área original de conhecimento, de modo que passou a ser uma atividade multidisciplinar, transcendendo, assim, os limites contábeis. Essa modernização decorre principalmente do avanço tecnológico nas áreas de computação e informações, o que vem exigindo das empresas do setor novas técnicas e procedimentos operacionais, como a aprimorarão, em ser funcionamento, dos conceitos que integram anoção de “qualidade total”. Tal conquista, porém, não as dispensa da exigência de verificar os controles rotineiros e a exatidão dos resultados da empresa examinada, além de, mais moderadamente, comprovar a atribuição da responsabilidade civil e a probidade administrativa de colaboradores e gestores.
É certo que a profissão de Auditor Independente cujo objeto de exame são as demonstraçõesfinanceiras das sociedades por ações com capital aberto, conforme a legislação da comissão de Valores Mobiliários continua sendo um privilegio do contador, pois só ele pode emitir e assinar os pareceres sobre as peças contábeis examinadas. Não obstante, na presente “era do conhecimento”, até mesmo o chamado “Auditor-Contador” no desenvolvimento de suas tarefas é obrigado a recorrer a conhecimentos de outrasáreas. Esse recurso torna-se uma imposição para aqueles que, como ele, pretende atuar no âmbito das atividades do mundo econômico, de sorte que não podem mais prescindir do auxilio de profissionais formados em Administração, Economia e Informática.
Essa modernidade cabe ressaltar, expandiu e, dessa forma diversificou sobremaneira o campo da atuação da Auditoria, não se restringindo à Auditoriadas Demonstrações Financeiras. Hoje já existe literatura que distingue as auditorias em outros campos especializados, como a de Qualidade, de Computação, a Governamental, de Negócios, Interna e outras.
Ademais, a imbricação a esses novos campos de aplicação possibilita e confere mais eficiência à observação sistemática exigida pela auditoria sobre controles internos ou, como se denominarecentemente, sobre os “procedimentos operacionais”, configurados na circulação de documentos nas empresas. O que inclui o exame dos atos e fatos patrimoniais e até extrapatrimoniais, os quais fundamentarão a opinião do Auditor e, por isso, a transformaram no produto de um processo que requer conhecimentos múltiplos.
É essa função multidisciplinar que vem dar origem ao presente livro “Curso prático deauditoria administrativa”, cujo objetivo é oferecer ao graduado ou profissional em administração e outras graduações os conhecimentos teóricos e práticos necessários à auditoria moderna, como os relativos à aplicação da técnica, fiscalização e controle dos atos e fatos administrativos empresarias e da elaboração dos relatórios afins, de forma a possibilitar a interpretação das informações oriundas daauditagem e seguir-se, com segurança, à tomada de decisões. Pretende-se também capacitar os referidos leitores para:
a) – Identificar e compreender a atuação da auditoria, facilitando o relacionamento com auditores;
b) – Interpretar as informações contidas nos relatórios de auditoria independente, interna ou governamental, capacitando-o para a adoção de correções necessárias;
c) – Executarserviços de auditoria administrativa em apoio à auditoria contábil;
d) Participar de concursos públicos que exijam conhecimentos técnicos de auditoria;
e) planejar trabalhos de auditoria administrativa em atos e fatos administrativos sob sua responsabilidade.
A atividade de auditoria administrativa, como possibilidade de atuação do administrador, está previsto no art. 2º da Lei nº 4.769, na...
tracking img