Auditoria financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
mail: npc@unilasalle.org
Professores responsáveis
* Prof. Carlos Eduardo Barros Leite – Contador e Mestre em Ciências Contábeis (UERJ) – carlos.leite@unilasalle.org
* Prof. José Henrique Tinoco de Araújo – Economista e Mestre em Ciências Contábeis (UERJ) – henrique.tinoco@unilasalle.org
* Profª Gabriela Barreto A. Swerts – Contadora e Mestre em Ciências Contábeis (UERJ)
 Introdução
A Contabilidade vem sendo considerada como uma das atividades mais promissoras nesse início de século, tendo sido considerada pela imprensa especializada como uma das dez profissões que mais se destacam no mercado globalizado. No Brasil, onde a maioria das empresas legalmente constituídas tem a natureza jurídica de Sociedades por Cotas de Responsabilidade Limitada, um número muito grande deempresas é considerado como micro-empresa ou empresa de pequeno porte, com ou sem finalidade lucrativa.
Essa particularidade de nosso país alargou o campo de trabalho para o contador, indispensável para qualquer tipo de empresa – como funcionário direto ou terceirizado – pois é o responsável legal pelo registro de todas as suas transações, pagamentos e débitos.
Outro alargamento certo do campode trabalho para contabilistas, em especial aqueles dispostos a constituir seu próprio negócio, surgiu com a terceirização, não só de empresas, mas também da atividade exercida por vários profissionais, que deixaram de ser empregados com carteira assinada.
Advogados, engenheiros, jornalistas, arquitetos, economistas passaram a prestar serviços como terceiros, por meio de pequenas empresas que,obrigatoriamente, necessitam de serviços contábeis. O mesmo acontece com empresas de serviços como de transportes, limpeza, cabeleireiros, pet-shops, lanchonetes, eventos, entregas rápidas, etc. Não importa o tamanho e a área de atuação da empresa, pois todas, por força de lei, necessitam contratar um contador.
O curso de Ciências Contábeis visa a formar bacharéis com conhecimentos científicos,genéricos na sua plenitude, e por isso, em alguns momentos, pode o conhecimento prático exigido pelo mercado de trabalho ficar um tanto distante do que é ministrado em sala de aula.
Surgem, então, indícios de insatisfação por parte dos alunos que, normalmente, reclamam sobre o distanciamento existente entre o que é ensinado nas bancas escolares e as práticas no mercado de trabalho, fazendo-senecessário mostrar aos alunos de Contábeis, principalmente aqueles que ainda não atuam na área, o tratamento prático, através de rotinas, procedimentos e mecanismos da Contabilidade bem como a atuação do Contador no mercado de trabalho, mesmo que de forma restrita, por injunções legais.
Dessa forma, a Coordenação de Ciências Contábeis da Unilasalle-RJ apresenta este projeto, que associa conteúdosensinados nas disciplinas do curso a práticas contábeis de consultoria e assessoria de modo que o aluno obtenha, antes de ser colocado à disposição do mercado de trabalho, conhecimentos básicos e mínimos para atuar como Contador de uma empresa de qualquer ramo ou de sua própria empresa de serviços contábeis.
 
Objetivos
O objetivo do Núcleo de Prática Contábil (NPC) é implementar a formaçãoprático-profissional dos alunos de Ciências Contábeis através da prestação de serviços de assistência contábil gratuita para a população de baixa renda do município de Niterói e adjacências, ressaltando o compromisso social do Curso de Ciências Contábeis.  Atender a demanda reprimida e complementar os serviços prestados pelo mercado é a expectativa dos responsáveis pelo NPC da Unilasalle-RJ.
A estruturade funcionamento permitirá ainda, assistir pessoas físicas, microempresas e empresas de pequeno porte, prestar serviços complementares a pequenos e médios escritórios de Contabilidade, além de auxiliar o recém inaugurado Núcleo de Prática Jurídica em assuntos ligados ao Direito do Consumidor e Direito do Trabalho e que envolvam cálculos, perícias contábeis e financeiras, sempre levando em...
tracking img