Auditoria externa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Carlos Onofre de O. C. Filho
Curso: Ciências Contábeis

Universidade de Sorocaba
Cidade Universitária
Rodovia Raposo Tavares, km 92,5
Fone (15) 2101-7000
Cep 18023-000
Site:http://www.uniso.br/ensino/graduacao/ciencias_contabeis/

Sorocaba, 19/08/2011

Auditoria Externa

RESUMO

Esta monografia trata-se da Análise do efeito da Auditoria Externa nasEmpresas. O tópico 1 faz uma introdução ao tema, conceituando o crédito e destacando suas finalidades. O tópico 2 é dedicado a análise das demonstrações e balanços financeiros, apresentando os principais índices de como se analisar o desempenho do controle interno. E o tópico 3 trata da análise de um estudo de caso de uma determinada Empresa.

Palavras Chaves: Análise do Controle Interno;demonstrações e estudos de caso.

This monograph comes from the analysis of the effect of external auditors in companies.The first topic is an introduction to the subject, conceptualizing and highlighting theircredit purposes. The second topic is devoted to analysis of financial statements and financial statements, including the main indexes to analyze the performance of internal control. Andthe third topic deals with the analysis of a case study of a particularcompany.
Keywords: Analysis of Internal Control; demonstrations and case studies.

INTRODUÇÃO

No princípio a auditoria limitou-se somente as verificações dos registros e informações contábeis, visando observar se eles eram exatos. Define-se como "A forma primária, portanto, confrontava a escrita com as provas dofato e as correspondentes relações de registro".
A auditoria procede-se de uma critica e sistemática observação do controle interno da Contadoria e dos documentos em geral que circulam em uma empresa, isto porque existem, mesmo, até fatos de natureza extra patrimonial que são objetos de observação do auditor para que possa fundamentar as suas conclusões. Se expressa "a conceituação da Auditoriaé o exame de livros contábeis, comprovantes e demais registros de um organismo público, instituição, corporação, firma ou pessoa ou de alguma ou algumas pessoas de confiança, com o objetivo de averiguar a correção ou incorreção dos registros e expressar opinião sobre os documentos revisados, comumente em forma de certificado". Sá (2002) afirma que "Auditoria é uma tecnologia contábil aplicada aosistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, pública ou privada, quer ocorrido, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados". 

“ Como a Auditoria auxilia no desenvolvimento da área contabil?”A auditoria tem por finalidade principal a certificação dos registros contábeis quanto a sua veracidade, expondo os resultados a que chegou e por seqüência emitindo um relatório de auditoria ou um certificado. Os fins da auditoria são os aspectos sob os quais seu objeto é considerado ou para que serve. Abaixo várias situações e finalidades da Auditoria:
| Indagações e determinações sobreo estado patrimonial e a gestão pública ou privada;
| Indagações e determinações sobre o estado financeiro;
| Indagações e determinações sobre o estado residual e de economicidade;
| Descoberta de erros e fraudes;
| Preservação contra erros e fraudes ou opinião sobre tais aspectos, e,
| Estudos gerais sobre casos especiais.
As variedades finalidades da auditoria atestam por si só agrandeza desta técnica e sua profundidade atribui a ela um caráter de grande auxilio de relatórios e documentos que requerem cuidados especiais. E estes cuidados especiais são enfocados também nas continuas fraudes e também erros na contabilidade que se tornam vícios contínuos. Sá retrata que "No mundo atual, com a decadência dos princípios ético tão acentuado, com a pobreza moral que domina as...
tracking img