Cloud computing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é?

O conceito de cloud computing faz enorme sentido para André Mendes, CIO da Special Olympics. “Ajuda o CIO a remover outra camada de complexidade da organização e se concentrar em fornecer os níveis mais altos de valor.” Mendes, que está transferindo grande parte do seu data center para fora da empresa via serviços convencionais de hospedagem, espera mudar parar cloud nos próximosanos. 

Por que isso está acontecendo agora? Tecnologias capacitadoras, incluindo a quase onipresente largura de banda e a crescente virtualização de servidores, aliadas às lições aprendidas com a rápida ascensão do software como serviço (SaaS), estão incentivando os CIOs olhar para fora do data center. 

Sem dúvida, a computação em nuvem ainda está engatinhando. As preocupações com segurança elatência de aplicativos existem e têm fundamento. Além disso, os fornecedores ainda não formularam plenamente seus modelos de negócio e de preço, uma razão para alguns CIOs que não colheram o ROI desejado do software como serviço agora olharem com ceticismo para cloud computing. Mais um problema: transparência. Confiar dados e aplicativos de missão crítica a terceiros significa que o cliente temde saber exatamente como os fornecedores de cloud lidam com problemas-chave de segurança e arquitetura. Resta saber até que ponto os fornecedores serão transparentes ao abordar estes detalhes.

“O cloud é, basicamente, uma combinação de grid computing, que tratava basicamente de potência de processamento bruta, e software como serviço”, diz Dennis Byron, analista da Research 2.0. “Na realidade,cloud é virtualização de rede.” 
No nível do fornecedor, a intenção é permitir que os usuários peçam mais potência de computação durante o uso. Esse é um ponto-chave. Uma grande meta de cloud computing – seja o Blue Cloud da IBM ou o EC2 (Elastic Cloud Computing) da Amazon – é a rápida escalabilidade. Ou, em um termo mais “moderno”, elastiticidade.

O que é preciso para começar a usar?

Oque falta para a adoção em massa pelas empresas

- conhecer os componentes e seus responsáveis – a empresa precisa saber do que a nuvem a composta e quem são os responsáveis pos seus componentes.

- o conceito segue o modelo de colaboração – o usuário precisa conhecer e saber usar a plataforma e os padrões, o que vai lhe permitir ampliar a nuvem e seu valor.

- provar que o conceito pode iralém da virtualização e do software.

- definir questões relacionadas a gerenciamento e interoperabilidade.

Você está preparado?

O conceito ganha espaço, mas a maior parte dos CIOs ainda olha com cautela para a computação em nuvem
Muitos CIOs ainda não estão nada familiarizados com o conceito de cloud computing. Os analistas da indústria adoram apontar para a solução da Amazon econversar sobre o que ela significará para o futuro de TI: data centers corporativos muito menores, toneladas de dados armazenados no cloud, prontos para serem misturados (mash up) de muitas maneiras sob demanda por usuários corporativos. Este é o panorama geral e interessante. Mas ainda falta muito para que a maioria dos líderes de TI venha a enxergá-lo em suas próprias empresas.
Recentemente, quandoeu participava de uma conference call com cerca de 30 CIOs de algumas grandes empresas dos Estados Unidos e o moderador perguntou se alguém usava o Elastic Computer da Amazon, não se ouviu um som. Será que ele estava sendo cogitado a sério por alguém? Novamente o silêncio.
Qual é o problema? Os CIOs que se preocupam com questões de segurança e compliance envolvendo SaaS me disseram que têm essasmesmas preocupações em relação à visão da Amazon para o cloud. 
Muitos de vocês agora estão percebendo que conhecem mais de cloud computing do que pensavam. Quanto ao alvoroço da indústria em torno do cloud, ele veio para ficar. Você verá o cloud em muitos artigos na imprensa. E você provavelmente ouvirá algumas pessoas falando sobre ele sem terem idéia do que significa. Líderes de TI, estejam...
tracking img