Auditoria da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Auditoria da Qualidade

Visão Geral
 Entendendo a qualidade
A qualidade é uma disciplina importante que deve ser dominada pelos os auditores. Alguns auditores são bem versados nos requisitos da ISO. Porém encontra dificuldade em desenvolver esses conhecimentos no sentido prático dos negócios. O gerente da qualidade moderno tem que ser um profissional com conhecimento de negócios, por issoque é importante que os auditores estejam familiarizados com temas universais no campo da qualidade.
As duas principais atividades do ciclo de auditoria:
Auditoria de adequação que determina se o sistema documentado atende aos requisitos a dos critérios de referencia, normalmente a ISSO 9001: 2000;
Auditoria de conformidade, na qual a equipe d auditoria verifica a implantação e a eficácia dosistema de qualidade.
A auditoria de conformidade consiste em quatro etapas principais:
1. Reunião de abertura;
2. Execução da auditoria;
3. Reunião de fechamento;
4. Relatório.
Nem todas as organizações serão certificadas pela ISO 9001: 2000, e um típico plano de ação para implementação dessa norma está incluído com referência.
Conhecimento em Auditoria
 Entendendo o processo deauditoria
Uma auditoria é um exame formal de contas por meio de referencias às testemunhas e aos comprovantes. Essa descrição é útil porque enfatiza 3 aspectos.
• A necessidade de o processo ser formal, e assim, ter credibilidade junto à alta divisão.
• A necessidade de falar com as pessoas;
• A importância de examinar evidencia objetiva.
A ISO 9000: 2000 define auditoria como um processosistemático, documentado e independente para obter a evidencia de auditoria e avaliar – La objetivamente para determinar a extensão em que os critérios de auditoria são atendidos .
Para a os auditores determinar a adequação de uma organização com base na ISSO 9001: - você deve entender três tipos de auditoria:
 Os três tipos de auditorias

• Interna ou de primeira parte: os membros de uma organizaçãoauditam sua própria organização;
• De segunda parte: um cliente auditando você ou você auditando um fornecedor;
• De terceira parte: essa auditoria é feita geralmente com finalidade de certificação por representantes de organização independentes.

 Auditoria de sistemas integrados
Visto que as organizações continuam a se reestruturar e os recursos se tiram a se cada vez mais escasso, seránecessário ampliar o escôo das auditorias (exemplo usar o meso pessoal para executar auditoria de outros segmentos, isso facilitara, para as organização, a integração de seus sistemas.
Normas de auditoria
 Generalidades
Há certa tendência de diminuição do nível dos documentos enquanto o nível de registro se mantém praticamente estável.
A aplicação das normas de auditoria (ISO 9001, que sãocomplementares para a ISO 9000, tem sido de algum valor para a consistência do processo de auditoria, particularmente e as partes que focalizam as verdadeiras metodologias dos processos de auditoria).
 Razões para iniciar uma auditoria
Auditorias são valiosas para determinar se um fornecedor potencial tem capacidade de atender as necessidades de uma organização.
As auditorias podem ser usadaspara determinar se uma empresa está atendendo aos próprios requisitos do sistema ou de um cliente, nem todas as auditorias têm a ISSO 9001: 2000 como critério de referencias.
As auditorias podem ser usadas para assegurar a contínua adequação e eficácia de um sistema durante sua vida útil ou de um contrato.
Finalmente, alguém pode iniciar uma auditoria para determinar se uma organização atende àsexigências da ISO 9001: 2000 e pode, assim ser recomendada para certificação.
• Entendendo um escopo de uma auditoria
O termo escopo é usado para agrupar os produtos, os processo, as normas, os documentos, os contratos, os locais, os departamentos e o pessoal sob guarda chuva da auditoria.
O escopo da certificação de uma organização é registrado em seu certificado ou em um anexo a ele.
•...
tracking img