Auditoria da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – NOÇÕES GERAIS SOBRE AUDITORIA


1.1 – Conceito de Auditoria

Com a evolução da Ciência Contábil, a auditoria desenvolveu-se, de forma tal, que não podemos mais considerá-la apenas como um instrumento de fiscalização, mas também de orientação e previsão de fatos.

Diante disso, PEREZ (1995:11) definiu auditoria como “o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações ,procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade.”

O objetivo básico da auditoria é opinar sobre demonstrações contábeis elaboradas pela empresa, a fim de que se tenha conhecimento da veracidade daquelas informações.


1.2 – Objeto da Auditoria

Atualmente a auditoria não se restringe apenas a descoberta de erros e fraudes, mas principalmente à avaliação de documentos edemonstrações contábeis, para determinar se as exigências acordadas estão sendo satisfeitas.

Podemos relacionar alguns itens, quanto ao objeto da auditoria, a saber:
a) Comprovação, através de registro, de que são exatos os fatos patrimoniais;
b) Demonstração de erros e fraudes encontrados;
c) Sugestão de providências, para prevenir erros e fraudes;
d) Verificação de que a contabilidade ;e) Verificação do funcionamento do controle interno;
f) Proposição de medidas de previsão de fatos patrimoniais, a fim de manter a empresa dentro dos parâmetros legais e organizacionais.


1.3 O Processo de Comparação

“A auditoria pode ser considerada como o processo de comparar a realidade com as exigências. Esta comparação resulta numa avaliação para a gerência. Os gerentes queremsaber se as suas exigências estão atingindo os controles necessários.” (ARTER,1995:4)

O processo de comparação pode ser executado por três partes, as quais definiremos a seguir:

• Auditoria de 1.a parte – é a chamada auditoria interna pois, é realizada dentro da própria empresa, não havendo relacionamentos externos de auditoria entre cliente-fornecedor;

• Auditoria de 2.a parte – érealizada por um cliente em um fornecedor. O cliente que realiza uma auditoria no fornecedor , realiza uma auditoria externa. O fornecedor que está sendo auditado pelo cliente, produz uma auditoria extrínseca.

• Auditoria de 3.a parte – é a auditoria realizada por alguém que não o cliente, em um fornecedor ou entidade controlada. O tipo mais comum é uma auditoria para registro ISO 9000.


1.4– Tipos de Auditoria

A auditoria pode ser classificada em: Auditoria Interna, Auditoria Externa e Auditoria da Fazenda.

Vejamos alguns tipos de auditoria e seu significado:

• Auditorias de impostos – são executadas por agentes da receita nos níveis municipal, estadual e federal, verificando se os impostos são declarados e pagos de acordo com os regulamentos.

• Auditoriasfinanceiras – são executadas internamente, dentro da empresa, ou externamente, em outra empresa, a fim de dar segurança à gerência e aos acionistas de que os balanços e as declarações de receitas são verídicas. Também são projetadas para evitar fraudes e erros.

• Auditorias de regularidade – abrange as atividades regulamentadas pelo governo, tais como a produção de energia, o controle ambiental eoutros. Para estas atividades são aprovadas leis e regulamentos, onde os auditores têm a finalidade de verificar o cumprimento destes.

• Auditorias de alto risco – são as auditorias feitas em aeronaves, submarinos e foquetes. Os auditores verificam os registros de inspeções, de qualificações das equipes e de revisões de projetos .

• Auditorias da Qualidade – são realizadas para analisar aeficácia e a implementação de programas destinados a maximizar a qualidade dos bens e serviços entregues ao cliente.

• Auditorias operacionais – são realizadas por auditores internos, que trabalham no departamento de contabilidade ou de controladoria e tem a finalidade de examinar a confiabilidade e a integridade das informações e a conformidade com políticas, planos e procedimentos da empresa....
tracking img