1 – NOÇÕES GERAIS SOBRE AUDITORIA


1.1 – Conceito de Auditoria

Com a evolução da Ciência Contábil, a auditoria desenvolveu-se, de forma tal, que não podemos mais considerá-la apenas como uminstrumento de fiscalização, mas também de orientação e previsão de fatos.

Diante disso, PEREZ (1995:11) definiu auditoria como “o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações ,procedimentos, rotinas e demonstrações contábeis de uma entidade.”

O objetivo básico da auditoria é opinar sobre demonstrações contábeis elaboradas pela empresa, a fim de que se tenha conhecimento daveracidade daquelas informações.


1.2 – Objeto da Auditoria

Atualmente a auditoria não se restringe apenas a descoberta de erros e fraudes, mas principalmente à avaliação de documentos edemonstrações contábeis, para determinar se as exigências acordadas estão sendo satisfeitas.

Podemos relacionar alguns itens, quanto ao objeto da auditoria, a saber:
a) Comprovação, através deregistro, de que são exatos os fatos patrimoniais;
b) Demonstração de erros e fraudes encontrados;
c) Sugestão de providências, para prevenir erros e fraudes;
d) Verificação de que a contabilidade ;e) Verificação do funcionamento do controle interno;
f) Proposição de medidas de previsão de fatos patrimoniais, a fim de manter a empresa dentro dos parâmetros legais e organizacionais.1.3 O Processo de Comparação

“A auditoria pode ser considerada como o processo de comparar a realidade com as exigências. Esta comparação resulta numa avaliação para a gerência. Os gerentes queremsaber se as suas exigências estão atingindo os controles necessários.” (ARTER,1995:4)

O processo de comparação pode ser executado por três partes, as quais definiremos a seguir:

• Auditoria de1.a parte – é a chamada auditoria interna pois, é realizada dentro da própria empresa, não havendo relacionamentos externos de auditoria entre cliente-fornecedor;

• Auditoria de 2.a parte – é... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Auditoria da qualidade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Auditoria-Da-Qualidade/164435.html

MLA

"Auditoria da qualidade" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Auditoria-Da-Qualidade/164435.html>.

MLA 7

"Auditoria da qualidade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Auditoria-Da-Qualidade/164435.html>.

CHICAGO

"Auditoria da qualidade." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Auditoria-Da-Qualidade/164435.html.