Auditoria da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – CESUMAR
DEPARTAMENTO DE PÓS–GRADUAÇÃO
PÓS–GRADUAÇÃO EM AUDITORIA E CONTROLADORIA
AMANDA NATHALIA VILELA DE MELO













AUDITORIA DA QUALIDADE:
PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO SOFTWARE













MARINGÁ
2012
AMANDA NATHALIA VILELA DE MELO












AUDITORIA DA QUALIDADE:
PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DA QUALIDADE DO SOFTWAREProjeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário de Maringá, como requisito para obtenção parcial da nota referente à disciplina de Metodologia da Pesquisa.










MARINGÁ
2012
SUMÁRIO






1 INTRODUÇÃO 3
1.1TEMA 4
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 4
1.3 JUSTIFICATIVA 4
1.3 OBJETIVOS 4
1.3.1 Objetivo Geral 4
1.3.2 Objetivos Específicos 5
1.4 REFERENCIAL TEÓRICO 5
2PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7
2.1 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA 7
2.2 TIPO DE PESQUISA - EXPLORATÓRIA 7
2.3 ABORDAGEM DA PESQUISA – QUALITATIVA 8
2.4 COLETA DE DADOS 8
2.4.1 Questionário 8
2.4.2 Entrevista 8
2.4.3 Observação 9
3 CRONOGRAMA 9
REFERÊNCIAS 9


1 INTRODUÇÃO



Atualmente a maioria dos processos gerenciais e administrativos tem sido realizados e controlados através de softwares de gestãoempresarial, porém estes softwares de gestão devem ser avaliados e parametrizados para que seja garantida a confiabilidade das informações. A gestão de Sistemas de Informação é a atividade responsável pelas tarefas que, numa organização, são necessárias para gerir a informação (Amaral e Varajão 2000; Rocha e Vasconcelos 2004).
Algumas empresas buscando maior excelência no uso desses sistemasobpitam por programas de mensuração da qualidade do software. A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é o órgão responsável pela elaboração e parametrização de normas técnicas aqui no Brasil. As normas NBR ISO 9000 E NBR ISO 14000 são normas elaboradas para controle de auditorias da qualidade ou auditorias ambientais.
A realização de auditorias durante o processo de certificação daqualidade é um requisito fundamental para assegurar que tudo esta saindo dentro dos padrões exigidos pelo programa de normas escolhido. Através de auditorias será feita a conscientização de toda organização para que os processos de gestão da qualidade sejam implementados e mantidos. O processo de implantação de sistemas de gestão da qualidade exige muitos procedimentos, políticas e comprometimentoda organização e a garantia que esses processos serão executados de maneira correta pode ser conquistada através de auditorias.
Segundo Silva (2007), a função de auditorias nas organizações, onde se inclui a auditoria de sistemas de informação, tem evoluído no seu estatuto, devendo ser encarada como uma atividade de suporte ao negócio e como tendo um caráter proativo ou preventivo, umaauditoria deve ter a sua preocupação centrada nos processos de negócio e nos sistemas de informação que os suportam, baseando-se numa abordagem ao risco.
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar o conceito de auditoria da qualidade, mostrando a importância de sua prática durante e após o processo de certificação da qualidade do software, para melhor compreensão do tema abordado serádescrito um estudo de caso no qual será evidenciado todo o processo de certificação modelo CMMI na empresa DB1 Informática.



1 TEMA



Auditoria da Qualidade: Processo de Certificação da Qualidade de Software



1.2 PROBLEMA DE PESQUISA



Uma auditoria de sistemas tem que concentrar seus esforços na análise e avaliação, quer envolvendo-se em processos de planejamento,desenvolvimento, testes e aplicação de sistemas, quer examinando a estrutura lógica, física, ambiental, organizacional de controle, segurança e proteção de dados (CARNEIRO, 2004). Neste sentido deu-se o seguinte problema, de que forma uma auditoria de sistemas pode influenciar de forma positiva o processo de certificação da qualidade de software dentro de uma organização?



1.3 JUSTIFICATIVA



A...
tracking img