Atuarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (376 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conforme Rodermund [1989], “o conceito de credibilidade tem sido amais importante e penosa contribuição dos atuários de eventos “não vida” para aciência atuarial dos sinistros.
Buscando apresentarum breve histórico da teoria da credibilidade, seriaútil começarmos descrevendo os dois principais paradigmas estatísticos e as trêsmaiores abordagens de estudo da credibilidade. Isto facilitará nossadescrição dodesenvolvimento histórico.
Credibilidade é um exemplo de estimativa estatística. Estimativasestatísticas são obtidas mediante o uso de fórmulas ou modelos estatísticos que, porsua vez,são baseados em abordagens ou paradigmas estatísticos. Há dois principaisparadigmas estatísticos de interesse atual, que são a) o paradigma
freqüentista ou clássico, e b) o paradigma Bayesiano.
. Noparadigma classico, a probabilidade de um evento está baseada na sua freqüência relativa. Toda informação anterior ou colateral é ignorada. Defensores do paradigma freqüentista vêem isto como sendoobjetivo, porque toda atenção é voltada para as observações (dados). Algumas dos constructos principais do paradigma freqüentista são o lema de Neyman-Pearson, os testes de hipótesesestatísticos, osintervalos de confiança, e as estimativas não viesadas.

Credibilidade de Bühlmann
Se o atuário tem suficiente conhecimento anterior e substanciais recursos computacionais e técnicos, então eleconstruiria, provavelmente, uma distribuição preditiva para as indenizações agregadas durante o próximo período de observação,conhecidos os montantes agregados das indenizações anteriores. Uma abordagemfreqüentista, que não requer explicitamente informação a priori para calcular o fator de credibilidade  Z  e não requer muitos recursos, foi sugerida, como alternativa, por Bühlmann [1967]. Esta abordagemconsiste em empregar um estimador pontual, C, da forma,
C=ZR+(1-Z)H
Onde R é a média das observações atuais, H  è a média a priori, e Z, o fator de credibilidade, está definido por
Z = N...
tracking img