Atuarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BANDEIRANTES
Campus Marte







Cálculo Atuarial Aplicado








São Paulo
Abril de 2012

CÁLCULO ATUARIAL APLICADO


Natalia Gabriela Costa Leite
RA: 090429931


Resumo Entregue à Universidade Bandeirantes como uma das pesquisas servindo como complemento para Título de Bacharelado em CiênciasContábeis.

Área acadêmica: Ciências Contábeis.









São Paulo
Abril de 2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 4
2 RESUMO ............................................................................................................ 5 a 131. INTRODUÇÃO
Segundo Cordeiro Filho, os estudos de demografia precedem aos estudos e desenvolvimento da matemática atuarial. Um profissional do ramo estatístico, ou mesmo um em atuária, desconhecer leis e os estudos de demografia. Que estuda a ciência de movimento das populações.
Demografia, é um conjunto dos estudos de: Genealogia, Eugenia, Censo, Bioestatística, Biometria, Antropométrica ePatometria.



2. RESUMO
Capitulo 1 FUNDAMENTOS DE DEMOGRAFIA
2.1 Movimento das populações:
A Demografia tem suas divisões e por objetivo o estudo do movimento da população e a investigação científica da sua tendência, tamanho, distribuição e composição e está dividida entre demografia quantitativa e demografia qualitativa.
O estudo de todos os fatos relativos à humanidade no que serefere à demografia passa sem dúvida alguma pelo conhecimento do que é população. Um conjunto de indivíduos com uma determinada característica é a definição básica do que é população.
As populações movimentam-se, aumentando e diminuindo. Há regiões que apresentam áreas de grandes conglomerados urbanos, tendo uma grande concentração populacional enquanto outras se apresentam áreas pouco povoadas.Essa ocupação é influenciada pela conjugação de diversos fatores: naturais, históricos e socioeconômicos, esses fatores que facilitam ou dificultam a ocupação humana do espaço.
2.2 A hidrografia e as populações:
A hidrografia representa suma importância no assentamento populacional, é um dos elementos que compõem a hidrografia do planeta de forma grandiosa sobre os rios e a costa marítima.
Comoexemplos disso podemos citar o Brasil e os EUA, países onde a população, ocupa as zonas costeiras porque foi lá que, primeiramente, se fizeram os colonizadores.
A urbanização é uma modalidade de organização do espaço, no Brasil a urbanização como vimos, é a saída das pessoas do campo, o êxodo rural se caracterizou por uma grande saída de população do campo para a cidade devido a uma série defatores, tais como mecanização da agricultura e baixo padrão de vida dos agricultores, fazendo com que tenham que ir à busca de melhor condição de vida.
2.3 Conurbações:
Essa saída do campo resultará e, uma urbanização integrada ou numa urbanização anômala. As aglomerações urbanas, de acordo com as suas formas, podem ser definidas, de maneira ainda mais precisa de acordo com a maneira como seinterligam, como: conurbações, áreas metropolitanas e megalópoles,

Contudo, é importante frisar que mesmo entre as grandes metrópoles e entre as megalópoles não há uma conurbação completa de um extremo a outro.
A globalização, ligada em grande parte ao consumo, como vimos, criou uma modalidade de centros urbanos a que hoje chamamos de cidades globais, é aquelas que concentram perícia e conhecimentoem serviços ligados a globalização, independentemente do tamanho de sua população.
2.4 Densidade demográfica:
A população relativa representa a quantidade de habitantes por km², para tal numero, toma-se a população absoluta de um pais e divide-se este numero pela área em quilômetros quadrados que possui o território, a produção e a população devem caminhar juntas até um determinado limite....
tracking img