Attachments

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA
O estudo da economia se dedica a entender "Processo de Geração de Riqueza" e não a propor formas de "deixar de gastar". Esta ultima interpretação, frequentemente veiculada pelos meios de comunicação, gera uma postura negativa da sociedade as boas práticas da economia, promovendo o "desperdício" que é o que deve ser combatido.

I – Conceituação básica
I.1 - Definição

Economia é umaciência social que estuda como indivíduos organizados socialmente decidem/escolhem empregar recursos escassos na produção, a circulação e o consumo de bens e serviços,  de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas ilimitadas. Economia também pode ser definida como a administração da escassez dos recursos de produção.
 
Essadefinição contém vários conceitos importantes que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica: "escolha, necessidades, recursos, escassez, produção e distribuição (circulação)".

De forma geral, se considera que, em qualquer sociedade, os recursos de produção são escassos e as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. O ser humano não se satisfaz com o que tem, sempredesejando mais coisas. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade.

- Conflito básico:
   Recursos escassos
              X                                → o que nos obriga a formular ESCOLHAS
  Necessidades ilimitadas
  
Contudo, é importante comentar que o conceito de "Escassez" tãopresente na maioria das definições de economia não é absoluto e unívoco, podendo ser relativizado e até contestado. Pois a escassez, como algo que é carente ou desprovido, ou mesmo, insuficiente, pode ser absoluta, por estar disponível em pequenas quantidades numéricas: platina, urânio, tungstênio, profissionais altamente qualificados, etc; ou relativa, devido a exploração excessivae/ou desperdício: petróleo, madeira, sardinha, água potável, etc. Mas, a escassez pode ser, também, considerada como algo produzido pela forma como nos organizamos para explorar e utilizar os recursos, pois os defensores da economia planificada argumentam que em um sistema econômico centralizado, com o planejamento da utilização e distribuição dos recursos e de seus frutos, todos os indivíduos teriam acesso aosbens que necessitam, eliminando a escassez como problema a ser resolvido.

 I.2 - Problemas Econômicos Fundamentais:

Representam as escolhas que temos que realizar para decidir como os recursos serão empregados para atender as necessidades do conjunto da sociedade:
- O que e quanto produzir?
A sociedade deverá escolher dentro das possibilidades de produção, quais os produtos e quantidadesdeverão ser produzidos. O resultado do processo produtivo serão os bens (coisas físicas, tangíveis, como, por exemplo, geladeira, fogão, sapato, etc) e os serviços (coisas intangíveis, como, por exemplo, serviços de educação, segurança, hospitalares, etc). Os bens, por sua vez, poderão ser de consumo (duráveis e não duráveis) e de capital, enquanto os serviços são contratados.
- Como produzir?
Asociedade deverá escolher quais os recursos produtivos serão utilizados considerando o nível tecnológico disponível. Como e onde se dará se dará o processo produtivo implica em tentar adotar as melhores técnicas de produção disponíveis que deverão ser utilizadas em três possíveis cenários (setores da economia), a saber: setor primário, setor secundário e setor terciário.
- Para quem produzir? (ou"Para quem vender?")
A sociedade deverá escolher como e quais indivíduos irão participar do resultado do processo de geração de riqueza. Considera-se que a distribuição de tudo que foi produzido se dará de acordo com a forma política e social com que a sociedade está organizada, levando-se em conta dois aspectos:
. a quantidade e qualidade dos fatores que cada grupo de indivíduos empregou...
tracking img