Attachment

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Attachment avoidance and feelings of connection in social interaction
Abstract
-------------------------------------------------
Os indivíduos que evitam o attachment afirmam que são indiferentes às opiniões dos outros. Carvalho e Gabriel (2006) mostraram que as pessoas evitantes que receberam feedback social positivo relatam níveis mais elevados de afetos positivos e auto-estima do que osindivíduos em condição de controlo. Os seus dados sugerem que os indivíduos que evitam são sensíveis a sinais de aceitação apesar destes afirmarem o contrário. Contudo, os efeitos do afeto e da auto-estima podem representar sentimentos de orgulho arrogante (e superioridade) mais do que conexão (e pertença). No presente estudo, os participantes foram escolhidos aleatoriamente para interagir comsujeitos altamente positivos ou ligeiramente negativos. Os indivíduos com baixos níveis de evitamento sentem-se mais conectados com os positivos do que com os negativos, mas este efeito da condição experimental teve ainda mais impacto nos sujeitos com alto nível de evitamento. Estas descobertas afirmam que os sentimentos individuais de evitamento, aliados ao sentimento de pertença são sensíveis àpositividade das condições sociais, apoiando-se na universalidade da necessidade de pertença.

Baumeister and Leary (1995) argumentaram que todos os seres humanos se esforçam para satisfazer a necessidade de pertença. Enquanto o foco nas relações excessivamente vigilantes por parte dos indivíduos com ansiedade de apego (e.g., Spielmann, MacDonald, & Wilson, 2009) é altamente consistente comas concepções teóricas de uma necessidade de pertença, os relatos de indivíduos que evitam o apego com independência e autoconfiança (e.g., Fraley & Davis, 1997) parecem contradizer a noção universal de sentimento de pertença (Carvallo & Gabriel, 2006). Esta indiferença nas preocupações relacionais por parte dos evitantes parece surgir do facto de percepcionarem que a procura deproximidade pode ser perigosa ou proibida (Cassidy & Kobak, 1988). Os principais mecanismos pelos quais os indivíduos que evitam o attached minimizam a motivação para procurar proximidade descrita na literatura do attachment, são a dispensa de ameaças e a negação da necessidade de figuras de apego (Mikulincer, Gillath, & Shaver, 2002).
Num papel inteligente e perspicaz, Carvallo e Gabriel (2006)evidenciaram que os indivíduos evitantes declararam que o facto de não gostarem de relações, não represente, de facto, uma contra evidência a uma necessidade universal de pertencer. Estes autores concluíram que, embora a tendência de dispensar sentimentos negativos, pode levar os evitantes a apresentarem-se não reactivos face a uma rejeição, um feedback social positivo deve contornar essas defesase estimular reacções positivas. Os autores também concluíram que dismissives' history da inatenção com as suas necessidades de pertença podem criar um défice de pertença que promove maiores níveis de sensibilidade ao feedback social positivo do que aqueles que são menos evitantes (e.g., Gardner, Pickett, & Brewer, 2000). Na pesquisa de Carvalho e Gabriel (2006), os participantes foramescolhidos aleatoriamente para receber feedback indicando avaliação positiva por outros que tinham visto os perfis de personalidade dos participantes (versus um controlo de feedback não; Estudo 1) e a possessão individual de traços preditivos de sucesso interpessoal (versus sucesso individual e controlo de feedback não; Estudo 2). Em ambos os estudos, os indivíduos com alto evitamento de attachment((dismissive attachment)) (caracterizados por um alto evitamento e baixa ansiedade) revelaram níveis de afecto positivo e auto-estima significativamente mais elevados na condição de feedback positivo social do que as condições de controlo. Os indivíduos com baixo nível de evitamento não diferiram entre as condições. A sensibilidade dos indivíduos altamente evitantes ao feedback social positivo parece...
tracking img