Obesidade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A obesidade infantil é uma condição que afeta cada vez mais crianças, sobretudo em países ocidentais, como os Estados Unidos da América, Reino Unido e Austrália. A obesidade está relacionada a uma série de fatores como hábitos alimentares, atividade física, bem como, fatores biológicos, de desenvolvimento, doenças, comportamentais e psicológicos. Adultos que serão mais atingidos pelos efeitos dadiabetes tipo 2.
Em Portugal 31,5% de crianças com entre 7 e 9 anos têm excesso de peso das quais 11,3% são obesas. É nos meios urbanos que a obesidade infantil é mais frequente, embora o problema esteja também presente no meio rural. Segundo estudos, 31,5% das crianças portuguesas entre os 9 e os 16 anos são obesas ou sofrem de excesso de peso.[carece de fontes] Estima-se, neste momento, que nofuturo haja mais adultos que, para além de obesos, vão sofrer de patologias cardiovasculares, cada vez mais cedo.
Perante a informação que é disponibilizada constantemente, ainda é pouca a sensibilização a sério para este problema, que a Organização Mundial de Saúde entende como epidemia. Parecem passar despercebidas a pais e Estado as consequências reais a longo prazo. A obesidade não é maisapenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta. A vida sedentária facilitada pelosavanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças devido à violência urbana a pedido de seus pais, ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horasparadas enfrente a uma TV ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regados a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.
A obesidade infantil pode também ser a causa de muitos problemas.
Índice [esconder]
1 Campanhas contraditórias
2 Má Alimentação
3 Motivação errada por parte dos pais
4 Falta de sono
5Gravidez, genes de predisposição e cesárea
6 Obesidade Infantil Mundial
7 Obesidade Infantil no Brasil
8 Consequências psicológicas
9 O que se pode fazer para evitar a obesidade
10 Curiosidades
11 Ligações externas
[editar]Campanhas contraditórias

A obesidade é um problema de grandes proporções nos países desenvolvidos, sendo o principal deles os EUA. E isso fica mais preocupante quando setem um grande número de crianças obesas e doentes. Para combater parte desse problema a cidade de Atlanta usou um meio polêmico e que está dividindo as opiniões dos especialistas. Os cartazes mostram crianças obesas com dizeres polêmicos como “minha gordura pode ser engraçada para você, mas está me matando" e crianças relatando o sofrimento de ir à escola e conviver com outras crianças porquesofrem bullying. A campanha também mostra que 75 % dos pais não reconhecem que seus filhos são gordos. Segundo os agentes de saúde da cidade a intenção é despertar uma postura mais rígida do público e consequentemente dos pais, mas a divisão de opinião fica ainda mais severa quando a médica da Universidade da Carolina do Norte, Miriam Labbok, diz que essas campanhas culpam a vítima e que essas criançassabem que são gordas e que são excluídas da sociedade, e isso não ajuda no tratamento. A cidade de Atlanta continua com a campanha e diz que a sociedade precisa de uma campanha forte e atraente.
[editar]Má Alimentação

Os alimentos industrializados, além de serem chamativos, são produzidos levando em conta mecanismos neurobiológicos: Estudos afirmam que os mecanismos responsáveis pela...
tracking img