Atributos do clima e climas do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POLAR E SUBPOLAR
Polar : é caracterizado pela presença constante de neve e gelo e as temperaturas registradas sempre se encontram abaixo de zero, os invernos são extremamente rigorosos e os verões secos.
Principais características:

- Invernos muito frios e prolongados,  com temperaturas negativas e que chegam a atingir os -600C, ou mesmo, em alguns casos raros, a ultrapassar os -800C (orecorde da temperatura mais baixa registada - na Antártida - é de quase -900C);
- Verões quase inexistentes, embora durante um curto período de tempo (cerca de 2 meses) a temperatura possa atingir valores positivos, as temperaturas do mês mais quente não ultrapassam, em média, os 10º C, é quase as temperaturas do "nosso" Inverno);

Subpolar: os índices pluviométricos variam de 200ª 1.000mm ao ano,na estação do inverno as temperaturas são abaixo de 0ºC e no verão se elevam para uma média de 10ºC.
Principais características:
- Invernos muito frios e longos , com temperaturas médias mensais negativas, podendo atingir, nos meses mais frios, valores inferiores a -200C(durante cerca de seis a oito meses a temperatura desce abaixo dos 0º C), a temperatura média anual é de aproximadamente -50C);- Verões pouco quentes e curtos , com temperaturas médias mensais que raramente atingem os 18ºC;
- Amplitudes térmicas anuais muito elevadas (que pode ultrapassa os 300C);
- precipitações bastante reduzidas (diminuindo progressivamente com a proximidade do pólo), ocorrendo os seus máximos na época estival (Verão). No Inverno, ocorre sob a forma de neve;
- vegetação característica:EPÍGRAFE

“Porque para o homem o clima certo é um só: o da liberdade. Só neste clima o homem se sente feliz e prospera harmoniosamente. Quando muda o clima e a liberdade desaparece, vem a tristeza, a aflição, o desespero e a decadência.”
Monteiro Lobato


É fácil enxergar o arco-íris em dias de Sol. O difícil é acreditar nele em dias de chuva. Desconhecido.

DESÉRTICO
O Clima desérticocaracteriza-se por pequena quantidade de chuvas e grande amplitude térmica. Ocorre tanto em áreas tropicais como em áreas temperadas: norte da África (Saara), Oriente Médio (Neguev), oeste dos EUA e norte do México (Sonora), litoral do Chile e do Peru (Atacama), Austrália (Gibson), sudoeste da África (Kalahari) e noroeste da Índia (Tar).
Trata-se de um clima quente e muito seco, com índicespluviométricos inferiores a 250mm anuais. Devido à aridez, de dia a temperatura chega a 45 °C e a noite -5 °C.
O clima desértico geralmente ocorre em latitudes entre 15° e 30º. A baixa pluviosidade dá aos locais de clima desértico sua fisionomia característica, com solo árido e flora esparsa e seca.
O clima desértico pode ser dividido em duas categorias diferentes, segundo a amplitude térmica e alocalização:
* clima desértico quente
* clima desértico frio.
Em ambos os casos, apresenta alta amplitude térmica tanto anual quanto diurna. Ou seja, uma vez que ambos ocorrem em regiões de alta pressão, a insolação durante o dia é muito intensa, o que facilmente eleva a temperatura, a qual pode chegar a até 50 °C em alguns lugares. Durante a noite ocorre o inverso. O calor irradia muito rápido e atemperatura cai drasticamente. Mas, nas regiões desérticas quentes, a temperatura nunca fica abaixo de 0 °C, enquanto nas frias, pode ficar abaixo de 0 °C a qualquer momento, podendo até nevar.
Outra diferença entre os climas desérticos quentes e frios é a localização. Os primeiros são encontrados geralmente na costa ocidental dos continentes chegando até o litoral (mas nunca até o litoraloriental), enquanto que o frio é encontrado apenas no interior dos continentes em regiões limitadas por altas montanhas
O clima desértico quente é encontrado nas regiões: Norte do México, Norte da África (deserto do Saara), Sudoeste dos EUA, Arábia, Irã, Paquistão, interior da Austrália, Sudoeste da África do Sul, litoral do Peru e Chile.
O clima desértico frio é encontrado na Mongólia (deserto...
tracking img